X
Escolha o canal de comunicação com a Ouvidoria do Crea-CE
por telefone
horário: 12h Às 18h
por e-mail
ouvidoria@creace.org.br
por formulário
registre/consulte sua demanda
X
Escolha o canal de comunicação com o Crea-CE
Pelos telefones: Por carta:
(85) 3453.5800 - (85) 3453.5801
(85) 3453.5804 (FAX)
Rua Castro e Silva, 81 - Centro
Cep: 60.030-010 - Fortaleza - CE
 
Pela Ouvidoria: Por e-mail:
0800 9791 400 - ouvidoria@creace.org.br presidencia@creace.org.br
 
Pelo formulário:
Nome: E-mail:
Mensagem:
  enviar
     
X
Como chegar ao Crea-CE

Sede do Crea-CE
Rua Castro e Silva, 81 - Centro
Fortaleza - CE


Estacionamento para visitantes
Rua Castro e Silva, 26 - Centro
Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3543.5800
Atendimento: 12h às 18h.




Trace sua rota até o Crea-CE
X
Ficha de adesão - CreaJr-CE
Nome completo* Curso*
Instituição de ensino/período* Registro de matricula*
CPF* Identidade – órgão emissor*
Endereço residencial* Bairro*
Município – UF* CEP*
-
Endereço comercial Bairro
Município – UF CEP
-
Telefone residencial/ Celular * Telefone comercial
Endereço para correspondência E-mail
Residencial Comercial
Campos marcados com um (*) são obrigatórios.
enviar
 
Comunicação > notícias

COMUNICAÇÃO

Notícias

Palestras e reconhecimentos são destaques em programação alusiva aos 40 anos da Mútua-CE
28/07/2017


_DSC0154
Lideranças do sistema profissional no estado marcaram presença no encontro


Evento técnico comemorativo aos 40 anos da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-CE (Mútua-CE) foi realizado durante toda a tarde e parte da noite do dia 26, última quarta-feira, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, (Crea-CE). Discursos, reconhecimentos e palestras destacaram-se na programação alusiva à data, que reuniu profissionais da área tecnológica e lideranças do sistema profissional no estado, muitas das quais fundadores da entidade ou atuantes na história da Caixa de Assistentes ao longo do período.

Após saudar e agradecer a presença de todos nos festejos, o diretor-geral da Mútua no Ceará, engenheiro civil Gerardo Santos Filho, enfatizou o papel da Caixa de Assistência no oferecimento de benefício aos profissionais. Lembrou que hoje a Mútua-CE é a segunda de melhor desempenho no País, perdendo apenas para a Mútua de Minas Gerais.

Gerardo Santos registrou o grande esforço da atual diretoria da entidade para melhorar o desempenho da Mútua, assim como para ampliar o número de associados. Também frisou que, contanto com o decisivo apoio do Crea-CE, vem sendo desenvolvido um plano de interiorização, que conta com visitas às inspetorias do conselho em vários municípios cearenses. Trabalho esse feito com grande intensidade sobretudo no passado.

Nossos principais atrativos continuam sendo os benefícios e os empréstimos a juros diferenciados no mercado”, disse, explicando que no Ceará não foi possível, ainda, oferecer plano de saúde. “Muito já fizemos em quase seis anos das duas últimas gestões, porém muito ainda precisamos avançar”, comentou o engenheiro, afirmando que Mútua é “forte graças a um trabalho executado em equipe”. Em seu discurso, não esqueceu, inclusive, de agradecer a colaboração recebida dos funcionários da Caixa de Assistência.



pronunciamentos 1
O presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota Pinto, o ex-presidente do Crea-CE, Antônio Salvador da Rocha, o ex-presidente do Crea-CE, engenheiro civil Otacílio Borges Filho, e a presidente do Senge-CE, engenheira-agrônoma Maria Helena de Araújo, durante pronunciamento 



Desempenho da diretoria

A Mútua é o braço assistencial do Sistema Confea/Crea”, citou, durante a abertura do encontro, o presidente do Crea-CE, engenheiro civil, Victor Frota Pinto, parabenizando a diretoria regional da Mútua pelo desempenho da gestão e pelo aumento recorde no número de associados nos últimos anos.

Victor Frota ratificou que o papel dos conselhos é a fiscalização do exercício profissional, e assim oferece segurança à sociedade quanto à qualidade dos serviços e projetos executados. “Defender os profissionais é função das entidades, mas há muita desinformação em relação a isso”, sugerindo que a universidade poderiam resolver o problema se inserissem em suas grades curriculares o ensino dessas questões. Adiantou que o Crea-CE cede espaço em sua sede para a Mútua em reconhecimento ao importante trabalho da entidade e a competente gestão de seus atuais dirigentes.

Além de Gerardo Santos Filho, já em seu segundo mandato como diretor-geral no Ceará, a Mútua é administrada pelo diretor administrativo e engenheiro Vicente de Paulo Melo Lima e pelo diretor financeiro e engenheiro Sérgio Araújo Chaves da Cunha, que também se pronunciaram na ocasião.

Iniciamos o primeiro mandato em uma Mútua com 350 sócios e terminamos o período com quase o dobro. Neste segundo mandato, essa diretoria triplicou o número de sócios”, informou Sérgio Araújo. Segundo ele, atualmente a Caixa de Assistência conta com quase 2300 sócios. “Sem dúvida um grande avanço”.



Diretoria Mútua
No Ceará, a Mútua é dirigida pelo engenheiro civil Gerardo Santos Filho, tem como diretor financeiro o engenheiro Sérgio Araújo Chaves da Cunha e como diretor administrativo o engenheiro Vicente de Paulo Melo Lima 



Para o diretor financeiro, há ainda uma acentuada falta do conhecimento do profissional acerca do verdadeiro papel da Mútua. “Daí a nossa decisão, já no primeiro mandato, de sairmos do Bairro de Fátima e nos estabelecermos dentro do Crea, bem pertinho dos profissionais”. Sérgio Araújo acrescentou, também, que “há seis anos, tínhamos oito modalidades de benefícios e uma demanda mensal de 20 solicitações. Hoje, temos uma demanda de 60 benefícios mensais”.

Além das modalidades de benefícios, todos com taxas de juros baixas de 0,3 a 0,7 %, Sérgio Araújo enfatizou que o avanço da Mútua nesses últimos seis anos favoreceu não apenas os profissionais diretamente, bem como as entidades de classe ligadas ao sistema, uma vez que existem programas que as beneficiam.

Já na abertura do evento técnico, o ex-presidente do Crea-CE e engenheiro civil Otacílio Borges Filho recordou a história de criação da Mútua no Ceará, observando o grande desenvolvimento alcançado até os dias atuais, sobretudo no comando de Gerardo Santos Filho. “Gostaria de parabenizar todos que fazem parte dessa diretoria. Profissionais que se mostraram dedicados à engenharia e competentes na administração da Caixa de Assistência”, disse.

O ex-presidente do Crea, Antônio Salvador da Rocha, fez questão de parabenizar os atuais gestores. “Podemos falar em uma Mútua antes e depois da atual diretoria”, frisou, destacando a liderança e a capacidade de trabalhar em equipe do engenheiro Gerardo Santos Filho. “Poucos se dedicaram com tanto afinco para melhorar a nossa Caixa de Assistência”, afirmou.

Também a presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE), engenheira-agrônoma, Maria Helena de Araújo, prestou seu reconhecimento aos atuais gestores no Jubileu de Rubi da instituição, bem como ao trabalho desenvolvido pelo ex-presidente da instituição e engenheiro-agrônomo, José Maria Freire. A presidente do Senge ressaltou a sua imensa honra de estar entre os primeiros associados à Mútua-CE.


Palestras ministradas


Após a abertura da solenidade, aconteceu a palestra ministrada pelo engenheiro civil Catão Francisco Ribeiro sobre “Obras de Artes Especiais Estaiadas”. O responsável técnico pela elaboração de mais de 2.500 projetos estruturais de obra de arte especiais e diretor da empresa Enescil Engenharia de Projetos Ltda fez um retrospecto de seu trabalho, citou detalhes, por exemplo acerca da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, em Santa Catarina. Em determinados momentos, enfocou, ainda, a crise política que atravessa o País. 


palestrantes
Palestrantes: engenheiro civil Catão Francisco Ribeiro, engenheiro civil Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais, Rodrigo Barbosa de Castilho e engenheiro mecânico e eletricista Jurandir Picanço (da esq. para dir.)



Em seguida, engenheiro civil Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais expôs sobre “Torres Eólicas de Concreto”. O palestrante é natural do Piauí, pós-graduado em Recursos Hídricos e Meio Ambiente, foi presidente do Clube de Engenharia do Piauí, de 1991 a 1995, e presidente do Crea-PI por dois mandatos (1997 a 1999 e 2000 a 2002).

A Importância da Previdência e plano de benefícios TecnoPrev” foi o tema da palestra apresentada por Rodrigo Barbosa de Castilho, formado em Administração de Empresas e em Comunicação Social. O palestrante é gerente de Previdência da Mútua nacional e foi responsável pela apresentação de um assunto que despertou a atenção de muitos dos presentes ao auditório do Crea.

Rodrigo Castilho fez um panorama dos 40 anos da Mútua, enfocando principalmente os benefícios oferecidos aos associados, com o foco na previdência complementar. “A ideia é fomentar a adesão ao programa”, esclareceu, sem esquecer de enfatizar a real situação da previdência oficial do País e a situação do INSS. “Esse contexto nacional confirma a necessidade de uma previdência privada”, adiantou, mostrando dados demográficos e, ainda, uma simulação das vantagens decorrentes dos serviços da Mútua.

O evento ficou encerrado com a exposição sobre “Panorama das energias renováveis”, a cargo do engenheiro mecânico e eletricista Jurandir Picanço, ex-presidente da Companhia Energética do Ceará (Coelce), professor adjunto aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atual consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Estado do Ceará e membro da Academia Cearense de Engenharia (ACE).



_DSC0122
O evento reuniu profissionais e estudantes da área tecnológica 

Sobre a Mútua
A Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), através da resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977.
O principal objetivo da entidade é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro. Em âmbito nacional, a Mútua é presidida pelo engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães (gestão 2015/2018), que atua na instituição há 14 anos, anteriormente nos cargos de diretor de Benefícios, assessor das regionais e superintendente.


Mozarly Almeida
Assessora de Imprensa do Crea-CE




Confira outras notícias...
15/12/2017 Eleições 2017 - INFORMATIVOS
15/12/2017 Eleições 2017 | CONSULTE SEU LOCAL DE VOTAÇÃO
15/12/2017 Conheça os candidatos à presidência do Crea-CE e à diretoria da Mútua-CE
14/12/2017 Dia 14 de novembro - DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA
13/12/2017 As eleições 2017 do Sistema Confea/Crea/Mútua estão chegando!
06/12/2017 Ano do Jubileu de Rubi da Mútua é marcado por grandes avanços e conquistas
16/11/2017 Reunião debate melhoria na fiscalização de Sistemas de Condicionadores de Ar
14/11/2017 CONVITE
10/11/2017 A BEM DA VERDADE
07/11/2017 Eleições 2017 | Participe do debate com os presidenciáveis às eleições do Sistema Confea/Crea
07/11/2017 Novos membros da CIPA tomam posse
18/10/2017 Entrada de Engenheiros Estrangeiros no Brasil
09/10/2017 Cajucultura: Praga da mosca branca ameaça estimativa de crescimento da produção de caju no estado
06/10/2017 Servidor do Crea-CE inicia campanha para custear sua participação na 93ª Corrida de São Silvestre
28/09/2017 Curso Projeto de Segurança Contra Incêndio
25/09/2017 III Treinar registra troca de experiência e grande participação
23/09/2017 Crea-CE reúne servidores e colaboradores no III Treinar
15/09/2017 Confea divulga novo calendário eleitoral
15/09/2017 XXX CBA fica encerrado com a elaboração da Carta de Fortaleza, que defende reserva de mercado
13/09/2017 Diretor do Crea-CE, eng. civil Lawton Parente, profere palestra sobre Inspeção Predial no dia 16
12/09/2017 Palestra do governador do Ceará, Camilo Santana, marca abertura do XXX CBA
06/09/2017 XXX Congresso Brasileiro de Agronomia começa dia 12, terça-feira, em Fortaleza
31/08/2017 Reunião promove debate sobre proposta de reajuste das mensalidades do Plano de Saúde Unimed
30/08/2017 Crea-CE capacita sua primeira Brigada de Incêndio
30/08/2017 Posse da nova diretoria da Abes-CE é marcada por palestra sobre a Lei 11.445
29/08/2017 Recuperação de fissuras no Castanhão é tema de palestra na sede do Crea-CE
22/08/2017 Palestra - Os desafios do saneamento ambiental no Brasil
17/08/2017 Palestra - Intervenção na barragem Castanhão para recuperação de fissuras no concreto
14/08/2017 Mobilização da Engenharia e da Agronomia em prol do desenvolvimento marca o encerramento da 74ª Soea
11/08/2017 ExpoSoea valoriza tecnologia nacional
11/08/2017 Papel dos engenheiros no desenvolvimento sustentável é debatido em mesa-redonda
10/08/2017 Com apoio da Mútua, livro com a História do Contecc é lançado na 74ª SOEA
10/08/2017 Gerenciamento de recursos hídricos depende de integração entre diferentes políticas e a sociedade
10/08/2017 SOEA: Mútua traz debate sobre internet industrial para o evento
09/08/2017 Engenharia, Agronomia e ética constroem o progresso do País
08/08/2017 74ª SOEA - O maior evento da engenharia brasileira começa hoje
04/08/2017 Delegações dos Creas estão convidadas para a programação da Mútua na 74ª SOEA
03/08/2017 Profissionais cearenses serão homenageados durante a abertura da 74ª Soea
01/08/2017 Mútua promove Semana de Conciliação para quitação de dívidas de associados cearenses
01/08/2017 Participantes da 74ª SOEA, no Pará, poderão conhecer e contratar benefícios previdenciários da Mútua
01/08/2017 74ª Soea define programação
01/08/2017 Inspetores regionais participam de Seminário de Capacitação na sede do Crea-CE
28/07/2017 Anunciado resultado do Prêmio Mútua/Anprotec de Inovação
27/07/2017 Semana de Conciliação da Mútua começa dia 31 de julho em Fortaleza
24/07/2017 XXX CBA | Envie seu trabalho científico até 31 de julho
21/07/2017 Confea trata de certificação profissional em workshop nos EUA
20/07/2017 Mútua comemora 40 anos de história em evento técnico no Crea-CE
19/07/2017 Profissionais de todo o Brasil estarão reunidos em Belém (PA) na 74ª SOEA
19/07/2017 Seminário Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver
18/07/2017 Seminário discute melhores práticas na viabilidade e gerenciamento de projetos
14/07/2017 Crea-CE marca presença no Encontro Nacional de Engenharia Civil
12/07/2017 CreaJr-CE | Profissionais e estudantes debatem sobre Inspeção Predial
11/07/2017 Prêmio Mútua/Anprotec | Inscreva-se até 17 de julho
10/07/2017 INSPEÇÃO PREDIAL - Reunião com dirigentes do Crea-CE e Agefis
07/07/2017 Atividades e benefícios da Mútua são enfocados em exposição na Plenária do Crea-CE
04/07/2017 CreaJr-CE promove mesa-redonda sobre a Lei de Inspeção Predial e suas aplicações
03/07/2017 XXX CBA | Envie seu trabalho científico até 21 de julho
30/06/2017 Encontro no Crea-CE enfoca melhorias na fiscalização do setor de climatização
27/06/2017 Inspeção Predial integra debates do Seminário eSocial e seu impacto na Saúde e Segurança do Trabalho
27/06/2017 Victor Frota Pinto é eleito presidente da ACE
22/06/2017 XXX CBA | O maior evento da agronomia brasileira vem para Fortaleza
16/06/2017 XXX Congresso Brasileiro de Agronomia
06/06/2017 Foz do Iguaçu (PR) será palco das discussões do XIX COBREAP
05/06/2017 Dia Mundial da Ecologia e Meio Ambiente
31/05/2017 “Águas subterrâneas, nosso bem estratégico” é tema de mesa-redonda no GeoCeará 2017
31/05/2017 GeoCeará 2017 destaca-se por vasta programação
29/05/2017 Fique atento. As inscrições para a 74ª Soea terminam em três dias
25/05/2017 GeoCeará 2017 - Geologia e Desenvolvimento Estratégico Nacional
19/05/2017 Crea-CE participa da 2ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste em Salvador
12/05/2017 Empresa júnior de engenharia e arquitetura promove o acesso de alunos ao mercado de trabalho
02/05/2017 A exposição “Construções em Movimento” será a mais nova atração do Centro Cultural do Crea-CE
26/04/2017 Seminário capacita conselheiros do Crea-CE
24/04/2017 Victor Frota é convidado para orientar a criação da Academia Pernambucana de Engenharia
24/04/2017 XII Seminário de Capacitação dos Conselheiros do Crea-CE terá início amanhã
12/04/2017 Presença de lideranças do Sistema marca o lançamento da 74ª Soea em Belém (PA)
07/04/2017 Sistema Confea/Crea e Mútua lança 74ª Soea em Belém (PA)
04/04/2017 Inspeção Predial é tema de palestra no Fórum de Presidentes NE
31/03/2017 Sindicato dos Engenheiros do Ceará festeja seus 75 anos
24/03/2017 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia
22/03/2017 TCM tem parceria do MPCE, OAB, CRC-CE, CRA-CE, Crea-CE e Senge-CE para manter seus serviços
22/03/2017 22 de Março: Dia Mundial da Água
21/03/2017 Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea: 24 de março é o último dia para indicações
21/03/2017 Senge-CE comemora seus 75 anos em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
21/03/2017 Convite. 75 anos do Senge-CE
21/03/2017 TRT7 DIVULGA LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS
20/03/2017 Dia mundial em memória as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
14/03/2017 Seminário de Avaliações e Perícias de Engenharia
10/03/2017 Engenharia em apoio à Cajucultura
09/03/2017 I Seminário de Prática Profissional de Arquitetura e Engenharia do Vale do Jaguaribe
08/03/2017 Centenário de formatura da 1ª engenheira do Brasil
08/03/2017 Conselhão promove mútua colaboração entre autarquias de fiscalização profissional do estado
07/03/2017 Dia Internacional da Mulher
03/03/2017 Confira a relação de CNAES que necessitam de registro no Crea-CE
21/02/2017 Engenharia: Seduc lança chamada pública para professor mediador do Pronatec
13/02/2017 Desconto por pontualidade é aplicado na anuidade 2017 da Mútua
30/01/2017 31 de Janeiro: Dia do Engenheiro Ambiental
30/01/2017 Crea-CE esclarece as diretrizes de convênio com a Sefin
20/01/2017 Academia Cearense de Engenharia comemora seu primeiro ano de existência
18/01/2017 Servidor do Crea-CE conclui a prova de 15 km da 92ª Corrida de São Silvestre
17/01/2017 Plenário do Crea-CE aprova concessão de desconto no valor da anuidade 2017
10/01/2017 Crea-CE e CRCCE esclarecem dúvidas sobre convênio Crea-CE x Sefin
27/12/2016 COMUNICADO
23/12/2016 Parecer Técnico aponta as causas do desabamento de parte do heliponto do Hemoce
20/12/2016 Crea-CE, CAU-CE e Senge-CE posicionam-se contrários à extinção do TCM-CE
20/12/2016 AEMI-CE elabora Termo de Referência para Inspeção Predial em Sistemas Mecânicos
19/12/2016 Crea-CE: Operação fiscaliza parques eólicos cearenses
14/12/2016 Crea-CE, CAU-CE e Senge-CE repudiam a extinção do DAE
13/12/2016 Semana Tecnológica
08/12/2016 3º Edição- Fortaleza Brazil Stone Fair
18/10/2016 Gás natural é tema de debate em reunião da ACE
04/09/2016 Revista do Clube de Engenharia do Ceará é lançada na 73ª Soea
04/09/2016 CNP: 54 propostas rumam a Brasília
01/09/2016 Profissionais de todo o Brasil definem rumos da área tecnológica
01/09/2016 “Engenharias são fundamentais à produtividade do País”, diz palestrante
31/08/2016 Sustentabilidade na construção civil foi tema de palestra
31/08/2016 Sistema de Gerenciamento de ARTs criado pela Mútua é apresentado na 73ª Soea
31/08/2016 Na 73ª Soea profissionais debatem segurança de barragens e pré-sal
31/08/2016 Mútua premia projetos inovadores na 73ª Soea
30/08/2016 ExpoSoea: As melhores oportunidades de mudanças estão na Mútua
30/08/2016 73ª Soea atrai 3 mil participantes a Foz
25/08/2016 Reinaldo Normand ministra palestra na 73ª Soea durante “Momento Mútua”
18/08/2016 Novo Sistema de Gerenciamento de ART será apresentado na 73ª Soea
17/08/2016 Faltam poucos dias para a abertura da 73ª Soea
02/07/2016 Palestra e eleição de delegados marcam encerramento do 9º CEP
01/07/2016 Cenário da engenharia nacional em foco na abertura do 9º CEP
30/06/2016 O atendimento às suas necessidades e o planejamento do seu futuro estão na Mútua
24/06/2016 9° CEP começa em primeiro de julho na sede do Crea-CE
07/06/2016 Mútua e Creas incentivam participação de profissionais na 73ª Soea
31/05/2016 9º CEP terá nova data
27/05/2016 Encontros Microrregionais preparam para o 9º CEP
06/05/2016 Encontros Microrregionais marcam mês de maio
01/09/2011 XXVII Cong. Brasileiro de Agronomia e IV Cong. Panamericano de Eng. Agrônomos
01/08/2011 SEMINÁRIO ECO-GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
15/07/2011 2º Seminário Estadual de Calçadas
04/07/2011 Exposicao Um Pouco de Cuba e aberta no Centro Cultural do Crea-CE
01/06/2011 Curso de incorporação de edifícios





    Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará

  • Rua Castro e Silva, 81 - Centro - Fortaleza - CE - CEP: 60.030-010
  • Telefone: (85) 3453.5800 - FAX: (85) 3453.5804 - Ouvidoria: 0800 97 91 400
  • Horário de atendimento: 12h as 18h (sede) - 8h as 14h (inspetorias)
  • CNPJ: 07.135.601/0001-50
  • Veja como chegar ao Crea-CE

    Siga o Crea-CE nas redes sociais

    WebRádio Crea-CE