X
Escolha o canal de comunicação com a Ouvidoria do Crea-CE
por telefone
horário: 12h Às 18h
por e-mail
ouvidoria@creace.org.br
por formulário
registre/consulte sua demanda
X
Escolha o canal de comunicação com o Crea-CE
Pelos telefones: Por carta:
(85) 3453.5800 - (85) 3453.5801
(85) 3453.5804 (FAX)
Rua Castro e Silva, 81 - Centro
Cep: 60.030-010 - Fortaleza - CE
 
Pela Ouvidoria: Por e-mail:
0800 9791 400 - ouvidoria@creace.org.br presidencia@creace.org.br
 
Pelo formulário:
Nome: E-mail:
Mensagem:
  enviar
     
X
Como chegar ao Crea-CE

Sede do Crea-CE
Rua Castro e Silva, 81 - Centro
Fortaleza - CE


Estacionamento para visitantes
Rua Castro e Silva, 26 - Centro
Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3543.5800
Atendimento: 12h às 18h.




Trace sua rota até o Crea-CE
X
Ficha de adesão - CreaJr-CE
Nome completo* Curso*
Instituição de ensino/período* Registro de matricula*
CPF* Identidade – órgão emissor*
Endereço residencial* Bairro*
Município – UF* CEP*
-
Endereço comercial Bairro
Município – UF CEP
-
Telefone residencial/ Celular * Telefone comercial
Endereço para correspondência E-mail
Residencial Comercial
Campos marcados com um (*) são obrigatórios.
enviar
 
Comunicação > notícias

COMUNICAÇÃO

Notícias

Engenharia, Agronomia e ética constroem o progresso do País

09/08/2017 


Às margens da maior bacia hidrográfica do mundo, a 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) pauta “A responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do País”, com destaque para o cenário socioeconômico e ambiental. Recursos hídricos, tecnologia, equidade de gênero e inserção internacional também estão entre os temas que serão debatidos até sexta-feira (11) pelos mais de 3,5 mil profissionais da área tecnológica, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de Belém (PA).


tadeu soea
Presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, durante solenidade de abertura da Soea 
 

Na cerimônia de abertura, na noite de ontem (8), o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, enfatizou que a responsabilidade dos profissionais da área tecnológica “vai além de construir moradias e viadutos, implementar saneamento e produzir alimentos; é construir o progresso do país”. José Tadeu destacou que o tema central da agenda leva à reflexão: “Uma nação se desenvolve por meio do conhecimento e do notório saber técnico e científico”. Para ele, a responsabilidade ética na conduta e na forma de exercer a profissão também precisa ser colocada à disposição do Brasil.


elias 

Anfitrião do evento, eng. agr. Elias da Silva Lima dá as boas-vindas


Evidenciando aspectos históricos da capital paraense, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Pará (Crea-PA), eng. agr. Elias da Silva Lima, recepcionou os participantes. "No século XIX aconteceu o despontar de Belém para a história da Amazônia e do Brasil. Graças ao período áureo do comércio da borracha, nesta época Belém era chamada de Paris na América. Hoje nós a transformamos na capital nacional da engenharia e da agronomia".

 

paulo

Paulo Guimarães ressaltou o jubileu da Mútua


O diretor-presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), eng. civ. Paulo Guimarães, chamou a atenção para os benefícios concedidos e para histórias que refletem a importância do Jubileu de Rubi da instituição, como o projeto Bolsas de Estudos e a Universidade Corporativa, que vão auxiliar filhos de profissionais e funcionários do Sistema, respectivamente. “São 40 anos materializando a essência da Mútua, que é o amparo aos profissionais. Não poderíamos ter ocasião melhor para comemorar do que na Soea”.

 

Representando a União Pan-americana de Associações de Engenheiros, eng. Maria Tereza Dalenz pontuou que a Soea é uma grande oportunidade de transmitir conhecimento e tecnologia. “Agradeço ao presidente José Tadeu pela gentileza em viabilizar a participação da Upadi. Que tenhamos a partir deste evento mais conhecimento e que todos os objetivos sejam alcançados”.

 

Já o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi), eng. mec. Jorge Spitalnik, reconheceu o progresso da engenharia brasileira. Aproveitou para apresentar ao público os trabalhos da “entidade que representa os mais de 20 milhões de engenheiros em todo o mundo e que tem o reconhecimento de parceiros, como a Unesco, por firmar cooperações na área de ciência e tecnologia”.

 

O dispositivo de honra da solenidade foi composto também pelo vice-presidente do Confea, eng. agr. Daniel Salati; pelos coordenadores do Colégio de Presidentes, eng. eletric. Modesto Ferreira dos Santos e do Colégio de Entidades Nacionais, eng. agr. Angelo Petto Neto; pela coordenadora nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, eng. civ. Alice Scholl; e o estudante de Engenharia Jean Carlos Heringer.

 

Reconhecimento profissional

 

“Falar em nome de grandes profissionais é uma missão difícil, pois cada um deles contribuiu de uma forma diferente na construção da história da engenharia. Porém, tenho a certeza de que consigo falar em nome de todos quando afirmo que neste momento dois sentimentos tomam conta dos nossos corações: felicidade e gratidão”. Com essas palavras, o representante dos homenageados reconhecidos com as honrarias do Sistema, eng. agr. Lourenço José Vieira da Silva, levou emoção ao público. Ponto alto da solenidade, a entrega da Láurea ao Mérito a 24 personalidades e três instituições demonstra o reconhecimento do Sistema àqueles que registraram seu nome na história do desenvolvimento do País.

 

O trabalho de seleção dos homenageados é feito pela Comissão do Mérito, que neste ano tem como chanceler o conselheiro federal, eng. agr. Francisco Soares da Silva. Em discurso, ressaltou o histórico do Sistema, cujo início remete ao advento das primeiras escolas de fortificações instaladas no Brasil, seguido, na década de 1930, dos primeiros atos oficiais pela regulamentação das profissões da área tecnológica. “Hoje nos deparamos com esta enorme estrutura, dentro da qual os nossos homenageados são os verdadeiros heróis das nossas profissões”.

 

Em 2017, ao escolher os indicados para concorrer às honrarias do Sistema, a Comissão do Mérito adaptou seu trabalho às regras da Resolução 1085/2016, que introduziu novidades, como a inclusão da categoria Menção Honrosa para pessoa jurídica, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, que se soma às duas outras categorias já existentes, a Medalha do Mérito e o Livro do Mérito. Dos 54 indicados pelos conselhos regionais, foram escolhidos 27, sendo 12 reconhecidos com a Medalha do Mérito, outros 12 homenageados in memoriam com inscrição no Livro do Mérito, além das três instituições.


homenageadosEng. agr. Antônio de Albuquerque e eng. civ. Lawton Parente recebendo as honrarias das mãos de lideranças do Sistema Confea/Crea como o presidente do Crea-CE, eng. civ. Victor Frota


Aos 79 anos, o engenheiro-agrônomo Antônio de Albuquerque Sousa Filho foi um dos homenageados do Ceará com a Medalha do Mérito. Outro cearense homenageado foi o engenheiro civil Benedito Torquato de Oliveira (in memoriam), que teve seu nome inscrito no Livro do Mérito. Benedito Torquato faleceu em 25 de dezembro de 2016. O engenheiro civil Lawton Parente de Oliveira, filho do homenageado, foi quem recebeu a honraria.

 

Homenagens especiais

 

A entrega das medalhas do Mérito e a inscrição no Livro do Mérito são promovidas todos os anos, durante as Semanas Oficiais da Engenharia e da Agronomia. Os homenageados são indicados por entidades de classe e por câmaras especializadas, entre outros fóruns. Em 2017, o Confea também fez suas indicações: foram as homenagens especiais, aprovadas pelo Plenário em abril deste ano.

 

Naturalizada brasileira, a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi - nascida na Áustria, em 1920 - é responsável direta por boa parte dos avanços sobre as ciências do solo e seu manejo. Antes de chegar ao Brasil, em 1946, Ana se doutorou em Cultura de Solos e Nutrição Vegetal, pela Universidade Agrícola de Viena, e se casou com o fazendeiro, diplomata e também doutor Artur Barão Primavesi, parceiro de vida e de pesquisas agronômicas.

 

Pesquisadora e fundadora da Associação da Agricultura Orgânica (AAO) - uma das primeiras associações de produtores orgânicos do Brasil -, a engenheira também foi professora da Universidade Federal de Santa Maria, onde ajudou a organizar o primeiro curso de pós-graduação em Agricultura Orgânica. Aos 96 anos, Ana Maria Primavesi continua espalhando o conhecimento sobre a necessidade de aliar agricultura e preservação ambiental.


Já o engenheiro civil Carlos Alberto Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), é reconhecido por sua contribuição com a mobilidade de profissionais entre Brasil e Portugal, por ter se dedicado em manter o Termo de Reciprocidade firmado entre a OEP e o Confea. O documento teve sua importância reconhecida pelo Itamaraty e pela Embaixada Portuguesa no Brasil, por seu caráter inovador no intercâmbio de conhecimento. A medida influencia no desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável desses dois países. 



publico
Ao todo, cerca de três mil participantes entre profissionais, estudantes, autoridades e imprensa participaram da cerimônia de abertura.


Carlos Aires tem um diversificado percurso profissional, em boa parte ligado a recursos hídricos e meio ambiente. Entre outros cargos, o engenheiro foi presidente do Conselho de Gerência do Metropolitano de Lisboa e da Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens, além de vice-presidente do Instituto da Água, de Portugal.

 

A instituição selecionada pelos conselheiros federais para receber o reconhecimento do Sistema Confea/Crea em 2017 foi a Esalq/USP. Criada em 1934, a Universidade de São Paulo participou diretamente das mudanças econômicas do país, sempre buscando intensamente a excelência do ensino da Engenharia e da Agronomia, e passou, inclusive, a integrar o seleto grupo de instituições de ensino de padrão mundial. Sua Escola de Agronomia, por exemplo (a Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em 2016, ficou em quinto lugar, pelo terceiro ano consecutivo, no ranking US News and World Report, que avalia o desempenho da investigação acadêmica de instituições de mais de 60 países. Dividida em sete campi, cerca de 85 mil alunos – entre graduandos e pós-graduandos – frequentam a Universidade de São Paulo – responsável por 22% da produção científica brasileira.

 

Equipe de Jornalismo Sistema Confea/Crea


Entrevistas 


Victor Frota Pinto

O presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota Pinta, fala sobre a importância da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) e destaca a realização do 4º Congresso Técnico Científico (Contecc), evento que acontece em paralelo às atividades da Soea. 

Veja aqui


José Tadeu da Silva

O presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva fala da importância dos debates sobre a responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do País. 

Veja aqui





Confira outras notícias...
17/08/2017 Palestra - Intervenção na barragem Castanhão para recuperação de fissuras no concreto
14/08/2017 Mobilização da Engenharia e da Agronomia em prol do desenvolvimento marca o encerramento da 74ª Soea
11/08/2017 ExpoSoea valoriza tecnologia nacional
11/08/2017 Papel dos engenheiros no desenvolvimento sustentável é debatido em mesa-redonda
10/08/2017 Com apoio da Mútua, livro com a História do Contecc é lançado na 74ª SOEA
10/08/2017 Gerenciamento de recursos hídricos depende de integração entre diferentes políticas e a sociedade
10/08/2017 SOEA: Mútua traz debate sobre internet industrial para o evento
08/08/2017 74ª SOEA - O maior evento da engenharia brasileira começa hoje
04/08/2017 Delegações dos Creas estão convidadas para a programação da Mútua na 74ª SOEA
03/08/2017 Profissionais cearenses serão homenageados durante a abertura da 74ª Soea
01/08/2017 Mútua promove Semana de Conciliação para quitação de dívidas de associados cearenses
01/08/2017 Participantes da 74ª SOEA, no Pará, poderão conhecer e contratar benefícios previdenciários da Mútua
01/08/2017 74ª Soea define programação
01/08/2017 Inspetores regionais participam de Seminário de Capacitação na sede do Crea-CE
28/07/2017 Anunciado resultado do Prêmio Mútua/Anprotec de Inovação
28/07/2017 Palestras e reconhecimentos são destaques em programação alusiva aos 40 anos da Mútua-CE
27/07/2017 Semana de Conciliação da Mútua começa dia 31 de julho em Fortaleza
24/07/2017 XXX CBA | Envie seu trabalho científico até 31 de julho
21/07/2017 Confea trata de certificação profissional em workshop nos EUA
20/07/2017 Mútua comemora 40 anos de história em evento técnico no Crea-CE
19/07/2017 Profissionais de todo o Brasil estarão reunidos em Belém (PA) na 74ª SOEA
19/07/2017 Seminário Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver
18/07/2017 Seminário discute melhores práticas na viabilidade e gerenciamento de projetos
14/07/2017 Crea-CE marca presença no Encontro Nacional de Engenharia Civil
12/07/2017 CreaJr-CE | Profissionais e estudantes debatem sobre Inspeção Predial
11/07/2017 Prêmio Mútua/Anprotec | Inscreva-se até 17 de julho
10/07/2017 INSPEÇÃO PREDIAL - Reunião com dirigentes do Crea-CE e Agefis
07/07/2017 Atividades e benefícios da Mútua são enfocados em exposição na Plenária do Crea-CE
04/07/2017 CreaJr-CE promove mesa-redonda sobre a Lei de Inspeção Predial e suas aplicações
03/07/2017 XXX CBA | Envie seu trabalho científico até 21 de julho
30/06/2017 Encontro no Crea-CE enfoca melhorias na fiscalização do setor de climatização
27/06/2017 Inspeção Predial integra debates do Seminário eSocial e seu impacto na Saúde e Segurança do Trabalho
27/06/2017 Victor Frota Pinto é eleito presidente da ACE
22/06/2017 XXX CBA | O maior evento da agronomia brasileira vem para Fortaleza
16/06/2017 XXX Congresso Brasileiro de Agronomia
06/06/2017 Foz do Iguaçu (PR) será palco das discussões do XIX COBREAP
31/05/2017 “Águas subterrâneas, nosso bem estratégico” é tema de mesa-redonda no GeoCeará 2017
31/05/2017 GeoCeará 2017 destaca-se por vasta programação
29/05/2017 Fique atento. As inscrições para a 74ª Soea terminam em três dias
25/05/2017 GeoCeará 2017 - Geologia e Desenvolvimento Estratégico Nacional
19/05/2017 Crea-CE participa da 2ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste em Salvador
12/05/2017 Empresa júnior de engenharia e arquitetura promove o acesso de alunos ao mercado de trabalho
02/05/2017 A exposição “Construções em Movimento” será a mais nova atração do Centro Cultural do Crea-CE
26/04/2017 Seminário capacita conselheiros do Crea-CE
24/04/2017 Victor Frota é convidado para orientar a criação da Academia Pernambucana de Engenharia
24/04/2017 XII Seminário de Capacitação dos Conselheiros do Crea-CE terá início amanhã
12/04/2017 Presença de lideranças do Sistema marca o lançamento da 74ª Soea em Belém (PA)
07/04/2017 Sistema Confea/Crea e Mútua lança 74ª Soea em Belém (PA)
04/04/2017 Inspeção Predial é tema de palestra no Fórum de Presidentes NE
31/03/2017 Sindicato dos Engenheiros do Ceará festeja seus 75 anos
24/03/2017 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia
22/03/2017 TCM tem parceria do MPCE, OAB, CRC-CE, CRA-CE, Crea-CE e Senge-CE para manter seus serviços
22/03/2017 22 de Março: Dia Mundial da Água
21/03/2017 Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea: 24 de março é o último dia para indicações
21/03/2017 Senge-CE comemora seus 75 anos em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
21/03/2017 Convite. 75 anos do Senge-CE
21/03/2017 TRT7 DIVULGA LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS
20/03/2017 Dia mundial em memória as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
14/03/2017 Seminário de Avaliações e Perícias de Engenharia
10/03/2017 Engenharia em apoio à Cajucultura
09/03/2017 I Seminário de Prática Profissional de Arquitetura e Engenharia do Vale do Jaguaribe
08/03/2017 Centenário de formatura da 1ª engenheira do Brasil
08/03/2017 Conselhão promove mútua colaboração entre autarquias de fiscalização profissional do estado
07/03/2017 Dia Internacional da Mulher
03/03/2017 Confira a relação de CNAES que necessitam de registro no Crea-CE
21/02/2017 Engenharia: Seduc lança chamada pública para professor mediador do Pronatec
13/02/2017 Desconto por pontualidade é aplicado na anuidade 2017 da Mútua
30/01/2017 31 de Janeiro: Dia do Engenheiro Ambiental
30/01/2017 Crea-CE esclarece as diretrizes de convênio com a Sefin
20/01/2017 Academia Cearense de Engenharia comemora seu primeiro ano de existência
18/01/2017 Servidor do Crea-CE conclui a prova de 15 km da 92ª Corrida de São Silvestre
17/01/2017 Plenário do Crea-CE aprova concessão de desconto no valor da anuidade 2017
10/01/2017 Crea-CE e CRCCE esclarecem dúvidas sobre convênio Crea-CE x Sefin
27/12/2016 COMUNICADO
23/12/2016 Parecer Técnico aponta as causas do desabamento de parte do heliponto do Hemoce
20/12/2016 Crea-CE, CAU-CE e Senge-CE posicionam-se contrários à extinção do TCM-CE
20/12/2016 AEMI-CE elabora Termo de Referência para Inspeção Predial em Sistemas Mecânicos
19/12/2016 Crea-CE: Operação fiscaliza parques eólicos cearenses
14/12/2016 Crea-CE, CAU-CE e Senge-CE repudiam a extinção do DAE
13/12/2016 Semana Tecnológica
08/12/2016 3º Edição- Fortaleza Brazil Stone Fair
18/10/2016 Gás natural é tema de debate em reunião da ACE
04/09/2016 Revista do Clube de Engenharia do Ceará é lançada na 73ª Soea
04/09/2016 CNP: 54 propostas rumam a Brasília
01/09/2016 Profissionais de todo o Brasil definem rumos da área tecnológica
01/09/2016 “Engenharias são fundamentais à produtividade do País”, diz palestrante
31/08/2016 Sustentabilidade na construção civil foi tema de palestra
31/08/2016 Sistema de Gerenciamento de ARTs criado pela Mútua é apresentado na 73ª Soea
31/08/2016 Na 73ª Soea profissionais debatem segurança de barragens e pré-sal
31/08/2016 Mútua premia projetos inovadores na 73ª Soea
30/08/2016 ExpoSoea: As melhores oportunidades de mudanças estão na Mútua
30/08/2016 73ª Soea atrai 3 mil participantes a Foz
25/08/2016 Reinaldo Normand ministra palestra na 73ª Soea durante “Momento Mútua”
18/08/2016 Novo Sistema de Gerenciamento de ART será apresentado na 73ª Soea
17/08/2016 Faltam poucos dias para a abertura da 73ª Soea
02/07/2016 Palestra e eleição de delegados marcam encerramento do 9º CEP
01/07/2016 Cenário da engenharia nacional em foco na abertura do 9º CEP
30/06/2016 O atendimento às suas necessidades e o planejamento do seu futuro estão na Mútua
24/06/2016 9° CEP começa em primeiro de julho na sede do Crea-CE
07/06/2016 Mútua e Creas incentivam participação de profissionais na 73ª Soea
31/05/2016 9º CEP terá nova data
27/05/2016 Encontros Microrregionais preparam para o 9º CEP
06/05/2016 Encontros Microrregionais marcam mês de maio
01/09/2011 XXVII Cong. Brasileiro de Agronomia e IV Cong. Panamericano de Eng. Agrônomos
01/08/2011 SEMINÁRIO ECO-GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
15/07/2011 2º Seminário Estadual de Calçadas
04/07/2011 Exposicao Um Pouco de Cuba e aberta no Centro Cultural do Crea-CE
01/06/2011 Curso de incorporação de edifícios





    Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará

  • Rua Castro e Silva, 81 - Centro - Fortaleza - CE - CEP: 60.030-010
  • Telefone: (85) 3453.5800 - FAX: (85) 3453.5804 - Ouvidoria: 0800 97 91 400
  • Horário de atendimento: 12h as 18h (sede) - 8h as 14h (inspetorias)
  • CNPJ: 07.135.601/0001-50
  • Veja como chegar ao Crea-CE

    Siga o Crea-CE nas redes sociais