O Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-CE foi criado oficialmente pelos conselheiros durante a Reunião Ordinária do Plenário realizada no último dia 11 de março. Uma experiência já exitosa do Sistema Confea/Crea e Mútua em âmbito nacional, que está em vigor desde agosto de 2019, quando a iniciativa foi posta em prática pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia que assumiu o papel de coordenador do programa que tem como objetivo articular junto às Entidades de Classe, sindicatos, associações e, claro, os Creas Regionais, ações que promovam o estímulo à equidade de gênero entre os profissionais da área tecnológica.
O Crea-CE homenageou as mulheres engenheiras, agrônomas e das demais profissões abrangidas pelas geociências com uma iniciativa prática para combater a desigualdade de gênero evidenciada pelo próprio mercado de trabalho não apenas no Ceará, mas no Brasil como um todo. Com a criação do Comitê Gestor do Programa Mulher, o Crea-CE se engajou definitivamente no que dispõe o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas cuja meta é fomentar a elaboração de políticas públicas atrativas para as mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências.
Lançamento no Ceará
O Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-CE foi lançado em solenidade realizada em modo virtual com a presença do Presidente do Crea-CE, Eng. Civil Emanuel Mota; Presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger; Eng. Eletricista Fabyola Resende, Secretária Executiva do Programa pelo Confea; Engenheira Agrônoma Maria Helena Araújo que vai representar o Comitê Gestor do Programa Mulher Crea-CE no Plenário do Conselho Regional; e do Eng. de Pesca Antônio Diogo Lustosa que é considerado um padrinho do Comitê Gestor. Ele ocupava a presidência interina do Crea-CE, durante o período de eleições no Conselho, quando surgiu a ideia da criação do Comitê Gestor e empreendeu esforços para viabilizar a proposta no Ceará.
Além de Emanuel Mota, que preside o Comitê Gestor, e da Engenheira Agrônoma Maria Helena Araújo, compõem o órgão consultivo a Engenheira de Pesca Mayara Maria de Lima Barreto, representando as Entidades de Classe; Engenheira Agrônoma Niedja Goyanna Gomes Gonçalves; Engenheiro Civil Pedro Idelano de Alencar Felício, representando a Mútua Regional; Engenheira Sanitarista e Ambiental Antônia Tatiana Pinheiro do Nascimento e a Engenheira Civil Maynara Maryneth Gomes de Mendonça. Essas duas últimas profissionais foram indicadas pelo presidente do Crea-CE, Emanuel Mota.
O presidente do Crea-CE abriu a solenidade de lançamento citando dados do Crea-CE sobre a participação das mulheres registradas no Crea-CE. “Amigo Joel, você sabia que aqui no Crea-CE 12% dos profissionais registrados são mulheres? E que dessas, 45% tê menos de 45 anos de idade. 52% dessas mulheres moram em Fortaleza e 58% delas são engenheiras civis”, revelou Emanuel Mota. E citou que a criação do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-CE enaltece a luta que as mulheres engenheiras vêm travando no mercado de trabalho já há muito tempo no país. Mulheres que, segundo ele, têm uma participação crescente nas áreas das engenharias e de vários outros segmentos. “O Brasil inteiro tem 52% da sua população composta or mulheres e estas estão casa vez mais ocupando cargos, não pelo simples fatos de serem mulheres, mas pela competência”, completou o presidente do Ceará.
O presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüger, explicou os motivos que levaram o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia a instituir o Comitê Gestor do Programa Mulher. “Nós procuramos estabelecer três objetivos presidente Emanuel. O primeiro objetivo é trabalhar com as mulheres profissionais para que elas ocupem cada vez mais cargos dentro do nosso sistema profissional. O segundo objetivo é discutirmos a participação das nossas profissionais mulheres no mercado de trabalho e o terceiro objetivo é a discussão transversal das mulheres na sociedade, independente de serem profissionais ou não”, disse Joel Krüger.
A Eng. Eletricista Fabyola Resende, Secretária Executiva do Programa pelo Confea, também falou sobre a iniciativa que, segundo ela, já vinha sendo amadurecida há algum tempo dentro do Confea. “O Programa do Comitê Gestor chega para dialogar tanto com os nossos entes que compõem o Sistema, que são os Creas, as entidades de classe e as instituições de ensino, quanto fora das paredes do Sistema Confea/Crea, através da Câmara dos Deputados, através da ONU Mulher e através das relações internacionais. Nos temos buscado esse amplo diálogo com tda a sociedade em geral e temos conseguido construir esse projeto”, diz Fabyola Resende.
A Secretária Executiva do Comitê Gestor do Programa Mulher do Confea disse também que já testemunhou muitas conversas de mulheres que encontraram dificuldades no momento em que escolheram a engenharia como profissão e de profissionais dentro do próprio ambiente de trabalho.
No Ceará, a engenheira agrônoma, Maria Helena Araújo, ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros no estado, foi escolhida como a representante do Comitê Gestor no Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Segundo Maria Helena Araújo, alguns pontos norteiam a criação do Programa como a desigualdade existente entre homens e mulheres dentro do Sistema, seja na engenharia, na agronomia ou nas geociências. Dos cerca de 985 mil registrados em todo o Brasil, apenas 19% são mulheres. “A maioria esmagadora dos cargos, sejam eles públicos ou privados, afetos aos profissionais do Sistema é ocupada por homens. Quanto aos salários, os dados gerais revelam que os salários das mulheres nas engenharias são inferiores aos dos homens em torno de 20% a 30%”, completou a Engenheira Agrônoma que defendeu um estudo mais detalhado para atualizar esses dados.
O Engenheiro de Pesca Antônio Diogo Lustosa está acompanhando a ideia de implantar o Comitê no Ceará desde o ano passado. O primeiro contato com o Programa foi em um evento promovido pelo Confea. “Quando eu vi esse programa em Brasília, em 2020, na reunião das lideranças que o Emanuel me levou, eu fiquei encantado e disse: Pronto! Estamos com a faca e o queijo na mão. Precisamos levar para o Ceará”, revelou Diogo Lustosa.
O Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-CE já tem um plano de trabalho aprovado e já iniciou suas atividades.
Confira como foi o evento de lançamento:
Assessoria de Comunicação do Crea-CE
Colégio de Instituições de Ensino Superior lança III Prêmio TCC Crea e Fórum de Docentes e Discentes
SENGE-CE convoca seus associados para um Assembleia Extraordinária que ocorrerá no dia 05 de janeiro
3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos CREAs da Região Nordeste que aconteceu em Fortaleza
Licitações e Contratos: O que muda e o que se mantém, com a edição da nova Lei – Aspectos Práticos
Visita do Dep. Estadual Agenor Neto para assuntos de interesse dos Profissionais do Sistema
Medidas de higiene, desinfecção e cuidados individuais que fazem parte do Plano de Retomada
NOTA OFICIAL AOS PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA, AGRONOMIA E GEOCIÊNCIAS E À SOCIEDADE DE UM MODO GERAL
Servidora Maria de Nazaré foi homenageada pelo Confea no X Seminário Nacional de Ouvidores
ELEIÇÃO 2019 - Edital de Convocação Eleitoral para o Cargo de Conselheiro Federal da Eng. Elétrica
Prefeitura de Fortaleza e Crea-CE articulam parceria para compensação da emissão de gás carbônico
Encaminhamento de projetos dos profissionais para os deputados da bancada cearense no congresso
Proposta de projeto de lei para regularizar a contratação e a remuneração de profissionais.
CREA-CE é pioneiro na desburocratização de procedimentos no atendimento aos profissionais
Instituto Federal do Ceará está reformulando a grade dos cursos ligados à área tecnológica.
Crea-CE visita FAMETRO e tira dúvidas dos estudantes de engenharia sobre papel institucional do cons
Eleições 2017 | Participe do debate com os presidenciáveis às eleições do Sistema Confea/Crea
Cajucultura: Praga da mosca branca ameaça estimativa de crescimento da produção de caju no estado
Servidor do Crea-CE inicia campanha para custear sua participação na 93ª Corrida de São Silvestre
XXX CBA fica encerrado com a elaboração da Carta de Fortaleza, que defende reserva de mercado
Diretor do Crea-CE, eng. civil Lawton Parente, profere palestra sobre Inspeção Predial no dia 16
Reunião promove debate sobre proposta de reajuste das mensalidades do Plano de Saúde Unimed
Mobilização da Engenharia e da Agronomia em prol do desenvolvimento marca o encerramento da 74ª Soea
Gerenciamento de recursos hídricos depende de integração entre diferentes políticas e a sociedade
Participantes da 74ª SOEA, no Pará, poderão conhecer e contratar benefícios previdenciários da Mútua
Inspeção Predial integra debates do Seminário eSocial e seu impacto na Saúde e Segurança do Trabalho
Crea-CE participa da 2ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste em Salvador
Empresa júnior de engenharia e arquitetura promove o acesso de alunos ao mercado de trabalho
A exposição “Construções em Movimento” será a mais nova atração do Centro Cultural do Crea-CE
TCM tem parceria do MPCE, OAB, CRC-CE, CRA-CE, Crea-CE e Senge-CE para manter seus serviços
Senge-CE comemora seus 75 anos em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Conselhão promove mútua colaboração entre autarquias de fiscalização profissional do estado