O vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, Engenheiro Civil Fernando Galiza, o diretor geral da Mútua no Ceará Engenheiro Civil e Agrônomo Pedro Idelano de Alencar Felício e uma grande comitiva formada por conselheiros, diretores e assessores do Crea-CE, participaram na manhã desta terça-feira (04/10) da abertura da 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) que acontece no Centro de Convenções, em Goiânia, e prossegue até a próxima quinta-feira (06/10) para discutir assuntos de relevantes interesses da Engenharia, Agronomia e Geociências.
O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Civ. Joel Krüguer, e contou com a participação do presidente do Crea-GO, Engenheiro Civil Lamartine Moreira Júnior e o presidente da Mútua, Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida, além de autoridades locais, autoridades federais, representantes de órgãos colegiados entidades de classe e profissionais de todas as categorias representadas pelo Confea.
A abertura da 77ª SOEA teve momentos emocionantes com a entrega de Certificados de Serviço Relevante 2019, 2020 e 2021, homenagens especiais e o reconhecimento de grandes profissionais, que dedicaram suas carreiras ao engrandecimento da Engenharia, Agronomia e Geociências, através da Láurea ao Mérito 2022.
O presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüguer, fez um discurso voltado para ações que marcaram o Conselho Federal e os Crea's nos últimos anos. Avanços no campo da tecnologia, como eleições pela internet, e avanços no campo profissional e social como a criação do Programa Crea Mulher e a viabilização de recursos para ajudar os Conselhos Regionais de menor arrecadação a realizar suas demandas. Joel Krüguer também reconheceu que ainda há muito a avançar. Segundo ele, existem hoje cerca de 50 projetos de lei tramitando no Congresso Nacional que são de interesse do Confea. Ele aproveitou a oportunidade para encaminhar, pelo menos cinco pedidos ao Senado Federal. Um dos pedidos é a aprovação de um termo de cooperação internacional que permita a atuação de profissionais estrangeiros no Brasil e permita a atuação de profissionais brasileiros no exterior, principalmente nos países de língua portuguesa e países do Mercosul. Outra reivindicação é a aprovação do PL 1024 que prevê a federalização do Plenário do Confea. Joel Krüguer também citou a proposta de eleição direta para a presidência do Confea, a regulamentação da resolução que permite a transferência de recursos para o Crea-júnior, o reconhecimento da Engenharia como carreira de Estado e repasse de verbas para Entidades de Classe.
O presidente Confea encerrou sua fala agradecendo aos conselheiros federais, aos presidentes dos Crea's, aos órgãos colegiados, as Entidades de Classe e aos funcionários do Conselho Federal, dos Conselhos Regionais e da Mútua pela colaboração na organização da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia deste ano.
Os debates técnicos e palestras do primeiro dia da 77ª edição da SOEA começaram às 14 horas. O tema "Desastres Naturais: a importância da prevenção e da gestão de riscos" foi discutido na sala 1. Os debates colocaram em foco a "Importância da governança da gestão de riscos e desastres", "Responsabilidades nos desastres naturais" e "Riscos Geológicos em Áreas Turísticas: casos de Capitólio". O painel teve as palestras dos geólogos Ronaldo Malheiros Figueira, Fábio Augusto Gomes Vieira Reis e do Engenheiro de Minas Regis Wellausen Dias. A Geóloga e Conselheira Federal Marjorie Cseko Nolasco moderou as discussões. O tema "Marco Regulatório do Setor Elétrico", as discussões sobre o PL n° 414/2021 também foi destaque no primeiro dia de debates. Os Engenheiros Eletricistas Rui Guilherme Altieri Silva, Emerson Luís Alberti, e o Conselheiro Federal José Miguel de Melo fizeram as ponderações sobre o tema. O Engenheiro de Produção Tiago Aragão Soares completou o quadro de palestrantes desse painel.
A sala 2 abrigou os painéis sobre "O eSocial e o papel estratégico de sustentabilidade e Responsabilidade social" e "Desafios técnicos para uma construção civil de baixo carbono e alta produtividade no Brasil". O primeiro tema teve palestra do Engenheiro de Segurança do Trabalho Benevenuto Gonçalves Junior, que falou sobre "O eSocial no contexto da Engenharia de Segurança do trabalho". O também Engenheiro de Segurança do trabalho Audenor Marinho de Almeida falou sobre "Ferramentas tecnológicas facilitadoras da montagem e transmissão dos eventos de SST do eSocial". Já o Engenheiro Eletricista e de Segurança do trabalho Milton Aves Ribeiro abordou o "eSocial como promotor da gestão sustentável e social nas empresas". A segunda temática, "Desafios técnicos para uma construção civil de baixo carbono e alta produtividade no Brasil" contou com as palestras do Engenheiro Civil Cláudio Oliveira e Silva, Engenheiro Civil Fernando Crossara e o Engenheiro Civil Nilson Sarti da Silva Filho. O painel teve a moderação do Engenheiro Civil João Carlos Pimenta, vice-presidente do Confea.
O período da tarde também contou com palestras na sala 3. O primeiro tema foi "Gestão de tecnologias e seu impacto no cotidiano das Engenharias". Esse assunto foi contextualizado pelo Engenheiro Aeronáutico Maurício Pazini Brandão e moderado pelo Engenheiro Eletricista Genilson Pavão Almeida. A partir das 15 horas a sala 3 recebeu os Engenheiros Agrônomos Paulo Roberto da Silva e Thiago Magalhães de Lázaro para ministrar palestra sobre "Evolução na educação das profissões do Sistema Confea/Crea: visão do MEC, da sociedade e do conselho profissional". A Engenheira de Pesca Alzira Miranda de Oliveira fez a moderação das abordagens. Logo após os participantes acompanharam os temas "Questões ambientais atmosféricas e as oportunidades para o futuro" com a palestra da Engenheira Química Damaris Kitsch Pinheiro e "O Observatório atmosférico da Amazônia e a importância do monitoramento Ambiental em face das Mudanças Climáticas". Esse último tema foi proferido pelo meteorologista Lucas Vaz Peres e pela moderadora, Engenheira Civil Rosa Tenório.
A sala 4, também no período da tarde, contou com a abordagem sobre "O avanço do Biogás e do Biometano no Brasil" com palestras do Engenheiro Civil André Luiz Baptista Lins, do Economista Mário Ferreira C. Filho e do Administrador Paulo Montabone. O Engenheiro Ambiental Luiz Guilherme Grein Vieira foi o moderador. Em seguida entrou em debate o tema "Sustentabilidade e Ética na Engenharia" com apresentações do Engenheiro Civil Renato Correa, Engenheiro Civil Marcos Túlio de Melo, Engenheiro Civil Wilson Lang e Engenheira Civil Carmem Eleonôra Amorim Soares. A moderação dessa temática coube ao Engenheiro de Minas Renan Azevedo. A Mútua Caixa de Assistência ganhou destaque no primeiro dia da 77ª edição da SOEA com o debate sobre "O papel da Mútua na Responsabilidade social do Sistema Confea/Crea e Mútua. Esse assunto foi apresentado na sala 5 pelo Engenheiro Civil Ricardo Rocha, pela Engenheira Ambiental Nanci Walter e a Engenheira Civil Carmem Bastos Nardino. O Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida, Diretor-presidente da Mútua moderou o debate. A Mútua tem sempre um papel importante na realização das edições da SOEA. Através de convênios com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia ela viabiliza a participação das comitivas que privilegiam o evento. Esse ano, em Goiânia, cerca de quatro mil profissionais garantiram suas participações.
O tema "ESG e o mercado de trabalho na Engenharia Agronomia e Geociências" foi outro assunto que ocupou espaço na sala 5 na tarde desta terça-feira. O Engenheiro Civil Clemenceau Chiabi Saliba Júnior, a Engenheira Civil Andrea Cristina Kluppel Munhoz Soares, o Engenheiro Químico Amarilio da Silva Mattos Junior e o Engenheiro Civil Lamartine Moreira Júnior discorreram sobre o assunto com a moderação da Engenheira Agrônoma Andréa Brondani da Rocha. Enquanto isso, no espaço Arena, os profissionais focaram nos temas "Inovação e Empreendedorismo para avanços de mercados na agropecuária brasileira", "Startups - Uma realidade na Engenharia e Agronomia" e "O algoritmo da vida". Encerrando a programação do primeiro dia da SOEA, em Goiânia, no Auditório Lago Azul, aconteceram mais dois momentos: "Painel Mulher: Equidade de Gênero e Liderança" e "Prosperidade Profissional e Previdência"
Assessoria de Comunicação do Crea-CE
Confea, Crea-SP e Crea-CE unem-se em ação para proteger atribuições profissionais junto ao TCU
Crea-CE e CBPCE firmam parceria para impulsionar carreiras internacionais de engenheiros cearenses
Sequestro de Carbono, mulheres na Engenharia e meio ambiente se destacam na quinta-feira da SOEA
Intercâmbio profissional, inclusão de mulheres e projetos inteligentes marcam o primeiro dia da SOEA
Crea-CE compartilha informações sobre ações inovadoras no Colégio de Presidentes dos Creas em Natal
Crea-CE e Mútua participam de livro que serve como referência para a Engenharia de Pesca no Brasil
Crea-CE participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
Fiscalização do Crea-CE participa do Encontro Regional de Fiscalização do Sistema Confea/Crea
Colégio de Instituições de Ensino Superior lança III Prêmio TCC Crea e Fórum de Docentes e Discentes
SENGE-CE convoca seus associados para um Assembleia Extraordinária que ocorrerá no dia 05 de janeiro
3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos CREAs da Região Nordeste que aconteceu em Fortaleza
Licitações e Contratos: O que muda e o que se mantém, com a edição da nova Lei – Aspectos Práticos
Visita do Dep. Estadual Agenor Neto para assuntos de interesse dos Profissionais do Sistema
Medidas de higiene, desinfecção e cuidados individuais que fazem parte do Plano de Retomada
NOTA OFICIAL AOS PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA, AGRONOMIA E GEOCIÊNCIAS E À SOCIEDADE DE UM MODO GERAL
Servidora Maria de Nazaré foi homenageada pelo Confea no X Seminário Nacional de Ouvidores
ELEIÇÃO 2019 - Edital de Convocação Eleitoral para o Cargo de Conselheiro Federal da Eng. Elétrica
Prefeitura de Fortaleza e Crea-CE articulam parceria para compensação da emissão de gás carbônico
Encaminhamento de projetos dos profissionais para os deputados da bancada cearense no congresso
Proposta de projeto de lei para regularizar a contratação e a remuneração de profissionais.
CREA-CE é pioneiro na desburocratização de procedimentos no atendimento aos profissionais
Instituto Federal do Ceará está reformulando a grade dos cursos ligados à área tecnológica.
Crea-CE visita FAMETRO e tira dúvidas dos estudantes de engenharia sobre papel institucional do cons
Eleições 2017 | Participe do debate com os presidenciáveis às eleições do Sistema Confea/Crea
Cajucultura: Praga da mosca branca ameaça estimativa de crescimento da produção de caju no estado
Servidor do Crea-CE inicia campanha para custear sua participação na 93ª Corrida de São Silvestre
XXX CBA fica encerrado com a elaboração da Carta de Fortaleza, que defende reserva de mercado
Diretor do Crea-CE, eng. civil Lawton Parente, profere palestra sobre Inspeção Predial no dia 16
Reunião promove debate sobre proposta de reajuste das mensalidades do Plano de Saúde Unimed
Mobilização da Engenharia e da Agronomia em prol do desenvolvimento marca o encerramento da 74ª Soea
Gerenciamento de recursos hídricos depende de integração entre diferentes políticas e a sociedade
Participantes da 74ª SOEA, no Pará, poderão conhecer e contratar benefícios previdenciários da Mútua
Inspeção Predial integra debates do Seminário eSocial e seu impacto na Saúde e Segurança do Trabalho
Crea-CE participa da 2ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste em Salvador
Empresa júnior de engenharia e arquitetura promove o acesso de alunos ao mercado de trabalho
A exposição “Construções em Movimento” será a mais nova atração do Centro Cultural do Crea-CE
TCM tem parceria do MPCE, OAB, CRC-CE, CRA-CE, Crea-CE e Senge-CE para manter seus serviços
Senge-CE comemora seus 75 anos em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Conselhão promove mútua colaboração entre autarquias de fiscalização profissional do estado