O presidente do Crea-CE, Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota, participou na noite da última sexta-feira (04/11), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, da sessão solene, do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio. A sessão especial atendeu o requerimento da deputada estadual Augusta Brito que presidiu a mesa das autoridades ao lado do presidente do Crea-CE.
O presidente Emanuel Maia Mota falou da atuação das mulheres profissionais da Engenharia, Agronomia e das Geociências no Ceará. "Aqui no Estado do Ceará, fazem parte de 18% do quantitativo de profissionais dentro do Sistema, equivale mais ou menos a 6 mil mulheres registradas no Crea Ceará. Eu falo dessas mulheres engenheiras de todas as modalidades, civil, elétrica, mecânicas, as agrônomas e as profissionais da geociências, geólogas, geógrafas, entre outras.", disse Emanuel. O presidente confirmou como a participação das mulheres aumentou durante sua gestão no Crea-CE: "Em mais de 80 anos que o Crea-CE tem, 20% das mulheres foram registradas nos últimos quatro anos, que foi o período da minha gestão, o que caracteriza o número de mulheres se identificando com as profissões que o Crea faz tutela e também o sentimento de pertencimento dessas profissionais".
A deputada Augusta Brito, que está à frente da Procuradoria Especial da Mulher instalada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, e que assinou o requerimento da Sessão Solene, falou da luta das mulheres por seus espaços na sociedade, inclusive, no campo profissional. " Por que essa homenagem específica? Porque realmente o curso de engenharia tem o estigma de se dizer que não é lugar de mulheres e quando a gente vê as mulheres trabalhando de forma bem ativa e provando que merecem estar naquele espaço, a gente fica muito feliz. Viemos homenagear essas mulheres que vão receber hoje essa homenagem justa, muito merecida, porque para elas estarem aqui ocupando esse espaço, com certeza elas trabalharam muito mais que os homens para conseguirem reconhecimento.", afirmou a parlamentar.
A Conselheira Federal do Sistema Confea/ Crea e Mútua, Alzira Miranda também usou a tribuna. Ela reconheceu que a participação das mulheres no Sistema ainda é pequena, mas já dá demonstrações da sua importância. " A participação feminina no Sistema ainda é muito pequena, mas ela acontece e tende a aumentar. Não é à tôa que esse tipo de solenidade tem acontecido no Brasil inteiro.", disse Alzira.
A ideia da homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia surgiu da visita de representantes do Programa Mulher do Crea-CE ao legislativo estadual. Primeiro, ao gabinete da deputada Fernanda Pessoa. Depois, ao gabinete da deputada Augusta Brito. Durante as reuniões houve um compartilhamento de informações sobre a luta das mulheres em todos os setores da sociedade, inclusive, no âmbito profissional. A equidade de gênero é um assunto que vem ganhando prioridade no Sistema Confea/Crea e Mútua. A criação do Programa Mulher do Crea reforçou as discussões em torno dessa temática. A Coordenadora do Programa Mulher do Crea-CE, Engenheira Agrônoma Maria Helena de Araújo, reforçou a necessidade do reconhecimento e a valorização profissional das mulheres em todas as modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências. Em sua fala ela fez uma apresentação de algumas das profissionais homenageadas citando as vivências e as experiências de cada uma delas em suas atividades. Maria Helena destacou a luta dessas mulheres em suas profissões.
Durante a solenidade na Assembleia Legislativa, 12 mulheres que atuam na Engenharia, Agronomia e Geociências foram homenageadas, além do Programa Mulher do Crea-CE. As homenageadas foram indicadas por suas Entidades de Classe e pelo próprio Programa Mulher do Crea-CE. Confira a relação:
- Engenheira Civil Maria do Socorro Moreira Araújo (ABENC-CE)
- Engenheira Civil Maria Dias (ACEAS)
- Engenheira Agrônoma Eunice Maia de Andrade (AEAC-CE)
- Engenheira Mecânica Lúcia Maria Barbosa Oliveira (AEMI-CE)
- Engenheira de Pesca Carolina Cavalcanti Fernandes Vieira (AEP-CE)
- Geóloga Zulene Almada Teixeira (APGCE)
- Geógrafa Lidriana de Sousa Pinheiro (APROGEO)
- Engenheira Civil Christina Bianchi (IBRAENGE-CE)
- Engenheira Civil Rosangela de Albuquerque e Silva (SENGE-CE)
- Engenheira Civil Alba Luci Rego Muraro gente Peloso (Programa Mulher)
- Engenheira Civil Maria Zita Timbó Araújo (Programa Mulher)
- Engenheira Eletricista Thereza Neumann Santos de Freitas (Programa Mulher).
Assessoria de Comunicação do Crea-CE
Fiscalização do Crea-CE participa do Encontro Regional de Fiscalização do Sistema Confea/Crea
Colégio de Instituições de Ensino Superior lança III Prêmio TCC Crea e Fórum de Docentes e Discentes
SENGE-CE convoca seus associados para um Assembleia Extraordinária que ocorrerá no dia 05 de janeiro
3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos CREAs da Região Nordeste que aconteceu em Fortaleza
Licitações e Contratos: O que muda e o que se mantém, com a edição da nova Lei – Aspectos Práticos
Visita do Dep. Estadual Agenor Neto para assuntos de interesse dos Profissionais do Sistema
Medidas de higiene, desinfecção e cuidados individuais que fazem parte do Plano de Retomada
NOTA OFICIAL AOS PROFISSIONAIS DA ENGENHARIA, AGRONOMIA E GEOCIÊNCIAS E À SOCIEDADE DE UM MODO GERAL
Servidora Maria de Nazaré foi homenageada pelo Confea no X Seminário Nacional de Ouvidores
ELEIÇÃO 2019 - Edital de Convocação Eleitoral para o Cargo de Conselheiro Federal da Eng. Elétrica
Prefeitura de Fortaleza e Crea-CE articulam parceria para compensação da emissão de gás carbônico
Encaminhamento de projetos dos profissionais para os deputados da bancada cearense no congresso
Proposta de projeto de lei para regularizar a contratação e a remuneração de profissionais.
CREA-CE é pioneiro na desburocratização de procedimentos no atendimento aos profissionais
Instituto Federal do Ceará está reformulando a grade dos cursos ligados à área tecnológica.
Crea-CE visita FAMETRO e tira dúvidas dos estudantes de engenharia sobre papel institucional do cons
Eleições 2017 | Participe do debate com os presidenciáveis às eleições do Sistema Confea/Crea
Cajucultura: Praga da mosca branca ameaça estimativa de crescimento da produção de caju no estado
Servidor do Crea-CE inicia campanha para custear sua participação na 93ª Corrida de São Silvestre
XXX CBA fica encerrado com a elaboração da Carta de Fortaleza, que defende reserva de mercado
Diretor do Crea-CE, eng. civil Lawton Parente, profere palestra sobre Inspeção Predial no dia 16
Reunião promove debate sobre proposta de reajuste das mensalidades do Plano de Saúde Unimed
Mobilização da Engenharia e da Agronomia em prol do desenvolvimento marca o encerramento da 74ª Soea
Gerenciamento de recursos hídricos depende de integração entre diferentes políticas e a sociedade
Participantes da 74ª SOEA, no Pará, poderão conhecer e contratar benefícios previdenciários da Mútua
Inspeção Predial integra debates do Seminário eSocial e seu impacto na Saúde e Segurança do Trabalho
Crea-CE participa da 2ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste em Salvador
Empresa júnior de engenharia e arquitetura promove o acesso de alunos ao mercado de trabalho
A exposição “Construções em Movimento” será a mais nova atração do Centro Cultural do Crea-CE
TCM tem parceria do MPCE, OAB, CRC-CE, CRA-CE, Crea-CE e Senge-CE para manter seus serviços
Senge-CE comemora seus 75 anos em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Conselhão promove mútua colaboração entre autarquias de fiscalização profissional do estado