Notícias

Parecer Técnico aponta as causas do desabamento de parte do heliponto do Hemoce



not 10

A Comissão Especial instituída, através das Portarias 147/2016 e 152/2016 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), com o objetivo de identificar as causas do desabamento de uma laje integrante da estrutura física do heliponto do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), ocorrido no dia 20 de novembro, divulga seu Parecer Técnico.

Formada pelos engenheiros Lawton Parente de Oliveira, Gerardo Santos Filho, Francisco Gerardo Cordeiro Araújo, José Modesto Gonçalves Cavalcante e José Alfredo Firmeza de Sousa, a Comissão Especial do Crea-CE teve um prazo de 30 dias para a entrega deste relatório.

De acordo com o documento, o prédio, onde aconteceu o sinistro, tem 37 anos de existência e devido à falta de manutenção encontra-se em processo acelerado de degradação. Além disso, membros da comissão que visitaram o local identificaram um baixo nível de área de aço na armadura da casca de concreto parcialmente sinistrado. 

Dentre as recomendações presentes neste parecer, estão o isolamento da área, a demolição controlada do restante da casca de concreto e a realização da Inspeção Predial em todo o prédio para a elaboração de um Laudo de Vistoria Técnica (LVT), conforme determina a Lei Municipal nº 9.913 e seu Decreto de Regulamentação nº 13.616.

 

Veja na íntegra: Parecer Técnico Sobre o Desabamento de uma Laje Integrante da Estrutura Física do Heliponto do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce)

 

Assessoria de Imprensa do Crea-CE