Caros amigos e amigas, profissionais do sistema Confea-Crea do Ceará.
A propósito da movimentação com respeito à PL 9818/2018 que propõe revogar a prerrogativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo-CAU de definir a área de atuação privativa dos arquitetos em detrimento a outras áreas, estamos hoje mesmo no Confea nos articulando no sentido de somarmos esforços e influenciarmos na agilidade de ações por parte do CONFEA.
Desta feita, o sistema CONFEA/CREA vem se reestruturando após uma grande ausência legislativa. No momento que arquitetos e técnicos se estruturaram para se desligar, criaram laços com o legislativo, que o nosso sistema nunca teve. Precisamos agir com rapidez e romper a inércia, firmando de forma sólida esse contato com o legislativo nacional e para isto, estou assumindo compromissos com as categorias particularmente com assento no Crea-CE.
Em nossa pauta ativa, estamos lutando para a criminalização do exercício ilegal da profissão, melhor regulação para para os cursos de graduação e pós graduação, modernização da legislação profissional, melhor interação com MEI. De forma passiva, atuar na mitigação de questionamentos advindos dos Arquitetos e Técnicos, as duas categorias que a pouco saíram da tutela do sistema CONFEA/CREA. Devemos está sempre com essas pautas em nossa cabeça no momento da eleição que se avizinha.
O momento exige uma ação pronta e emergencial, votando no site da Câmara, para revertermos placar já em curso, enquanto já estamos nos aprofundando e ganhando espaços para que o sistema atue de forma proativa e sem esta inércia desde os primórdios.
Estamos atentos e vamos ganhar essa batalha!!!
Eng. Civil Emanuel Maia Mota
Presidente do Crea-CE