ExpoSoea valoriza tecnologia nacional

11/08/2017

exposoea_creaal

Projetos desenvolvidos pelos Regionais, publicações sobre temas de impacto social, representações culturais, informações turísticas são alguns dos atrativos dos estandes da Exposoea, que integra a programação da 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Maior evento da área tecnológica do País, a Soea acontece até hoje (11), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA).

Anfitrião da próxima Soea, em 2018, o estande do Crea-AL já está realizando a pré-inscrição para a 75ª Semana. O regional alagoano disponibiliza também cachaças produzidas no Engenho Caraçuípe, que estão entre as mais conceituadas do país. Quem visita o estande também pode se deliciar com os doces regionais como os sequilhos de Maragogi, nego bom e quebra queixo. Lá também há um totem fotográfico, que imprime a foto instantaneamente. E para o último dia do evento, que acontece nesta sexta-feira, 11, o cantor e compositor alagoano Eliezer Setton vai realizar uma atração cultural da terra.

Já o Crea-DF mostra uma nova tecnologia produzida na capital do país: a tomada que não dá choque. Chamada de Baby Plug, o utensílio é um equipamento eletrônico patenteado e único no mundo. Cada caixinha vem com uma tomada, dois selos ativadores (que permite que o produto seja ligado), um espelho, dois parafusos para instalação (que deve ser feita por profissional qualificado), dois extensores e um manual de instruções.

Lançado no início de julho, o livro “História da Engenharia em Rondônia”, de autoria do professor e historiador William Martins, idealizado pelo Crea-RO e confeccionado com o patrocínio do Confea e Mútua, é o grande atrativo do estande do regional rondoniense. O livro retrata, em suas 250 páginas, um breve histórico da Engenharia no mundo, a história dos primeiros engenheiros, o nascimento do Confea, as fases que antecederam e emancipação do Crea-RO, os construtores do Real Forte Príncipe da Beira, os engenheiros brasileiros e americanos que possibilitaram a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em um área inóspita e de difícil trato, a pavimentação da BR-364, a edificação do complexo industrial das hidrelétricas de Samuel, Jirau e Santo Antônio, a construção do Centro Político e Administrativo de Rondônia (CPA), entre outros projetos que marcaram a história de Rondônia.

O estande do Crea-CE apostou no sabor e no charme da cachaça “Rapariga”, fabricada no município de Viçosa. Geovana Carvalho, 21 anos, estudante de Engenharia na Universidade do Vale do Acaraú (UVA), degustou a cachaça, acompanhada de castanha de caju. “Gostei muito”, falou, explicando que está participando pela primeira vez da Semana, e que irá apresentar um trabalho no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc). O estande do Ceará destaca, ainda, a ação do Escritório de Tecnologia Social (ETecS). Através de banners, o Crea-CE mostra o benefício que famílias e pessoas com renda mensal de até três salár ios mínimos vêm recebendo do ETecS em projetos residenciais de construção, reforma ou ampliação de casas térreas de até 70 metros quadrados. Graças ao ETecS, que conta com apoio do Regional, são fornecidos projetos arquitetônicos, estrutural, elétrico, hidrossanitário e orçamento. Outro benefício oferecido é ao projeto para regularização fundiária, incluindo planta baixa e memorial descritivo.

Um dos destaques da exposição é o projeto Crea-RJ Integra, que objetiva a interiorização da presença institucional do Conselho e o fortalecimento da cadeia produtiva. Por meio dele, são promovidas sessões de negócios pelo regional fluminense com micro e pequenas empresas em diferentes polos econômicos do Estado.  Mais uma vez, o projeto de cunho social: Escritório de Tecnologia Social (ETecS), por meio do qual é oferecida assistência a famílias com renda mensal de até três salários mínimos nos serviços de elaboração de projetos, acompanhamento e execução de obras.

Em seu estande, o Crea-AM traz retrospectiva de 2017, com destaque, para o Preparatório da Engenharia e Agronomia para o Fórum Mundial da Água, feito em parceria com o Confea. Os visitantes têm ainda a oportunidade de conhecer sobre pontos turísticos e aspectos culturais do Estado, concorrer a brindes e participar de degustação.

Já o Crea-PB divulga em seu estande uma cartilha sobre receituário agronômico, com dados sobre prescrições, responsável técnico,  contratante, produtor rural, além de dicas sobre prevenção de acidentes. No estande do Crea-GO, o panfleto Horta Caseira Sustentável é um dos mais procurados e inclui passo a passo para quem quer fazer a sua própria horta sustentável. Outra publicação de relevância social é a Cartilha Acessibilidade, com orientações sobre planejamento e construção de cidades e edificações. A mais recente edição da cartilha está sendo lançada na Soea.

Laila Moraes, Letícia Almeida, Lisângela Costa, Mozarly Almeida, Vinicius Firmino

Equipe de Comunicação do Confea/Crea e Mútua