Crea-CE lança Plataforma Metaverso e Programa Representantes Especiais

Dezenas de profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências participaram da solenidade de lançamento da Plataforma Metaverso e do Programa Representantes Especiais realizada na manhã desse sábado (29/07), em Fortaleza, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará em parceria com a Mútua. O presidente do Crea-CE, Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota abriu a cerimônia falando sobre a aproximação com profissionais de todo estado nos últimos cinco anos e apresentando números do Conselho durante sua gestão. Logo em seguida ele lançou oficialmente a Plataforma Metaverso que já está disponível no atendimento virtual do Crea-CE. Pelo Metaverso o profissional pode resolver todas as suas demandas e interagir virtualmente no site do Conselho com outros visitantes. A ferramenta tecnológica está contribuindo para agilizar e otimizar o atendimento.

Emanuel Maia Mota também falou sobre o Programa Representantes Especiais. "Em linhas gerais, os Representantes Especiais vão cobrir um espaço que faltava dentro do Crea-CE. O Sistema é distribuído dentro do nosso estado com o presidente aqui na sede em Fortaleza e dividido em 12 Inspetorias nas principais macrorregiões do Ceará. Mas ainda assim há carência de uma representação em cada cidade. Qual é a ideia do programa? Em 2019, já com esse intuito de se aproximar mais dos profissionais a gente criou o Programa Representantes Especiais do Crea-CE nas cidades. E hoje a gente celebra mais de 120 Representantes Especiais do Crea-CE espalhados no estado", afirmou o presidente.

O Engenheiro Civil José Luiz Lins dos Santos proferiu a palestra "Desmistificando o Sistema Confea/Crea". Para o chefe de gabinete do Conselho o tema tem uma relação muito próxima com os Representantes Especiais. "Nessa abordagem nós explicamos o que é e como funciona o Sistema dentro da realidade dele. Sua legislação e sua formação. Eles tomam conhecimento do que realmente é o Sistema", explicou José Luiz.

A Mútua fez a apresentação de seus benefícios. O diretor geral, Engenheiro Pedro Idelano, disse que com os Representantes Especiais, assim como o Crea-CE, a Mútua também está ampliando a sua capilaridade. "Foi um evento singular. Estou surpreso não só pelo número de participantes, mas também as diferentes matizes de modalidades profissionais", ressaltou. Outro palestrante da manhã, o Engenheiro Eletricista e mestre Ênio Padilha abordou o tema "Marketing de Engenharia no Século XXI". Ênio também fez referência aos Representantes Especiais fazendo uma relação com o tema da sua palestra. "A rede de relacionamentos é um dos recursos essenciais que explica o sucesso de empresas de Engenharia bem sucedidas. Hoje, o Emanuel está fazendo isso aqui. Criando uma grande rede de relacionamento entre o Crea-CE, os profissionais e a sociedade", ressaltou Padilha.

O Engenheiro Civil Cláudio Henrique Colombo Rodrigues é representante especial em Sobral e diz que se engajou nesse programa para fazer uma comunicação maior entre os profissionais do município e levar as novidades e serviços do Conselho para a região. "Os profissionais precisam estar unidos em prol dos projetos, das parcerias e das iniciativas inovadoras. E é importante estar sempre fiscalizando", afirmou Cláudio Henrique. Já o Engenheiro Florestal Jefferson Moreira ressaltou a importância dos profissionais da modalidade se engajarem nas ações do Crea-CE. "Precisamos ser mais representativos e tornar o Conselho mais forte", disse Jefferson que é representante especial no município de Icó. O Engenheiro de Energia Lucas Alves Pinheiro vai representar o Crea-CE em Aratuba."É uma grande oportunidade de aproximar o Crea dos profissionais do nosso município. Em Aratuba tem muitas obras e o que queremos é aproximar os habitantes com informações sobre as diretrizes do Crea", ressaltou o Engenheiro.

A Engenheira Civil Mariana Costa, assessora do presidente do Confea, Joel Krüger, prestigiou o evento e falou do alinhamento das ações do Crea-CE com o Conselho Federal. "É uma iniciativa que o Emanuel está fazendo que é bem parecida da gestão do presidente Joel que é de unir com um objetivo em comum que é a Engenharia. Trazer o profissional para dentro, estimular as associações que são a porta de entrada do Sistema Confea/Crea e daí esses profissionais vêm para trabalhar como inspetores, conselheiros e aqui eles aprendem a importância e a valorização que o Crea dá ao profissional", assegurou Mariana Costa.

A última palestra da solenidade foi proferida pelo Engenheiro Civil Carlos Lang Ferrer, sócio-diretor da Prima Túnel Consultoria. Em cerca de 60 minutos de apresentação, ele mostrou todos os detalhes das tuneladoras que estão abrindo caminho subterrâneo do Centro até o bairro Papicu. São as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. "É uma tecnologia de alta complexidade e de grande porte que, na verdade, é um projeto-chave para o estado do Ceará", confirmou o Engenheiro Civil.

O presidente Emanuel Maia Mota encerrou o evento fazendo um balanço positivo dos objetivos alcançados. "Só tenho mesmo a agradecer a presença de todos. Um auditório para 300 pessoas completamente lotado. Isso demonstra mais uma vez que o Crea-CE está no caminho certo aproximando os profissionais, conversando com a sociedade e trabalhando tecnicamente", concluiu Emanuel.