Programa Crea Capacitando começa em setembro.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) assinou contrato com a Fundação Demócrito Rocha para pôr em prática o Programa Crea Capacitando que oferecerá 22 cursos gratuitos aos profissionais da Engenharia registrados e adimplentes com suas obrigações no Conselho. Serão 440 horas/aulas visando o aperfeiçoamento técnico e cultural dos profissionais. A solenidade de assinatura do contrato aconteceu na tarde dessa terça-feira (30/08) no auditório da sede do Crea-CE, em Fortaleza. O contrato foi assinado pelo presidente em exercício do Crea-CE, Engenheiro Civil Fernando Galiza, e pelo gerente-geral da Fundação Demócrito Rocha, jornalista Marcos Tardin.

O Programa Crea-CE Capacitando foi criado através da Portaria N° 08/2022 com a finalidade de promover atividades de capacitação junto aos profissionais registrados no Crea-CE buscando o aperfeiçoamento técnico e cultural e colaborando para que o exercício das profissões reguladas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua seja feito dentro de padrões de excelência, de qualidade e de segurança a favor da sociedade. O Programa Crea-CE Capacitando tem entre seus fundamentos a Decisão Plenária PL/CE 093/2021 que aprovou a aplicação de até 70% das receitas provenientes das multas em ações voltadas ao aperfeiçoamento técnico e cultural dos profissionais registrados no Crea-CE de acordo com o parágrafo único do Art. 36 da Lei N° 5.194/66.

O carro-chefe do Programa Crea-CE Capacitando foi determinado pela Presidência do Crea-CE para se constituir em um projeto-piloto referente a 440 horas/aula distribuídas em 22 cursos de qualificação profissional. Através da publicação de um Edital de Chamada pública Simplificada, tanto no site como no Diário oficial da União, a Comissão de Seleção criada pela Portaria N° 085/2022 apontou, segundo as regras do Edital, a Fundação Demócrito Rocha como a escolhida para ministrar os cursos cujos temas foram discriminados pelo Edital.

O coordenador-técnico dos cursos ministrados pela Fundação Demócrito Rocha, Engenheiro Civil e Aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Orlando Lustosa, apresentou a metodologia que será usada nos 22 cursos que integram o Programa Crea-CE Capacitando.

Os cursos vão ter três etapas. Uma etapa voltada mais para os conceitos e apresentações de estudos de casos de oito horas, em média. A segunda etapa é a aplicação prática e será importante para medir os profissionais sobre como eles vão desenvolver o projeto para ser proposto em cada caso. E a terceira etapa será de avaliação. O Engenheiro Orlando Lustosa confirmou que essa última etapa terá quatro horas. Em alguns momentos dos cursos as etapas deverão ter atividades teóricas e práticas concomitantes. "Esqueça prova. A avaliação é um momento pra gente trocar ideias, apresentar o projeto, criticar e ser criticado. O objetivo não é reprovar. Apresentou o projeto, discutiu, aprendeu com o erro, legal. Esse é o nosso objetivo", reforçou o coordenador-técnico dos cursos.

O gerente-geral da Fundação Demócrito Rocha, jornalista Marcos Tardin, elogiou o ineditismo do Programa Crea-CE Capacitando. "Parabéns duplo, triplo, múltiplo a essa iniciativa do Crea-CE com esses cursos do Crea-CE Capacitando. O Programa tem todos os ingredientes para ser um enorme sucesso", reforçou Marcos Tardin.

Numa breve abordagem sobre o Programa Crea-CE Capacitando, o chefe de gabinete do Crea-CE José Luiz Lins confirmou que esse é um projeto-piloto que, certamente, vai se expandir para todas as categorias reguladas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. O Diretor Geral da Mútua no Ceará Engenheiro Civil e Agrônomo Pedro Idelano Alencar Felício, ressaltou que a Caixa de Assistência pode contribuir para a ampliação do programa Crea-CE Capacitando. "Nós poderemos tirar receita para custeio de cursos dessa natureza ou quem sabe se ligar às Entidades que quiserem se formar para atender as necessidades delas enquanto custeio. Aí é um projeto que a gente pode trabalhar perfeitamente", ressaltou o Engenheiro. Pedro Idelano deu uma boa notícia: "Teremos sim uma receita para contribuir ao desenvolvimento desse projeto". A informação da Mútua foi aplaudida pelo presidente em exercício do Crea-CE, Engenheiro Civil Fernando Galiza, e todos os presentes no auditório.

Ao final da solenidade, o presidente Fernando Galiza demonstrou o orgulho de comandar essa iniciativa. "Estou muito orgulhoso. Esse evento é o primeiro de muitos. Esse programa não existia em nenhum canto do país. No ano passado, a atual gestão do Crea-CE teve essa ideia. A gente foi matutando essa ideia, foi aprovado pela diretoria, foi aprovado pelo Plenário e hoje nós estamos dando o pontapé inicial para esses cursos que realmente vão mudar a capacitação e a qualidade dos nossos profissionais. Então, a gente está buscando esse dinheiro das multas e convertendo em cursos para os nossos profissionais", disse o presidente Fernando Galiza.

As inscrições vão ser abertas por curso. Primeiro, o profissional vai se inscrever dentro de um cadastro único e escolher quais cursos quer fazer. É uma espécie de pré-inscrição. E quando forem abertas as inscrições para cada curso, o profissional vai receber um comunicado através do e-mail anunciando que as inscrições estão abertas para o respectivo curso. Algumas vagas para estudantes do curso de Engenharia também serão disponibilizadas, mas a prioridade é para os profissionais que poderão participar em turmas presenciais ou turmas on-line. Isso vai facilitar o acesso dos profissionais que atuam ou moram no interior do estado. As aulas serão transmitidas pela TV CREA no YouTube. O link para as inscrições será divulgado nas redes sociais do Crea-CE até o próximo dia 2 de setembro. O primeiro curso será iniciado no dia 17 de setembro com aula sobre Concreto Armado.