Toma posse a primeira mulher na presidência da APGCE

A Associação Profissional dos Geólogos do Ceará empossou, no último dia 18 de março, sua nova diretoria para o triênio 2021-2013. E pelos próximos três anos, pela primeira vez na história da APGCE, a Entidade de Classe que congrega os profissionais da área de Geologia e Engenharia Geológica no Ceará será comandada por uma mulher. A geóloga Jérsica Lima Bezerra é a nova presidente.

O presidente do Crea-Crea-CE, Eng, Civil Emanuel Mota, participou da solenidade de posse, parabenizou a geóloga Jérsica Lima e disse como a geologia tem crescido em sua participação nas tomadas de decisões no Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia nos últimos anos. “Eu admiro a capacidade dos geólogos de fazer mobilizações. Através do histórico da entidade, a gente começa a entender um dos motivos, que é justamente a alternância de poder. Praticamente os geólogos não tiveram reeleições e aí você vê que esse movimento da entidade oxigena de novas ideias e faz com que a categoria dos geólogos, mesmo sendo em menor número no Crea-CE, consiga reunir num evento 250 pessoas, como eu já fui em eventos da geologia...isso mostra a capacidade de organização e mobilização de vocês”, salientou Emanuel Mota. Ele utilizou esse argumento para fazer uma recomendação à nova presidente da APGCE: “Use Jérsica essa capacidade da melhor maneira possível e conte com o apoio do Crea-CE”, completou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará.

O Crea-CE também esteve representado pelo Conselheiro Diretor de Relações Institucionais, Mark Augusto Lara Pereira, e pelo Coordenador Adjunto da Câmara Nacional do Sistema Confea/CREA/Mutua, geólogo Carlos José Craveiro Maia que têm assento no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará e são, segundo o presidente Emanuel Mota, grandes parceiros na área das geociências e no Plenário.

O geólogo Irábson Mota Cavalcante, que estava passando o cargo, reforçou o poio que a APGCE recebeu do Crea-CE e da FEBRAGEO em sua gestão e aproveitou para dar um conselho à nova gestora. “Nós temos dois líderes natos, o Emanuel e o Fábio Reis. Esses dois são inovadores. O Emanuel, de porta abertas. O Fábio Reis, da mesma forma. Jérsica eu estou passando a bola pra você e explora esse povo viu!”, comentou Irábson que completou: “É um marco histórico. Uma data histórica. A primeira mulher, depois de 40 anos de existência da associação de profissionais geólogos do estado do Ceará, a assumir esse cargo”.

Criada em 23 de junho de 1979, a Associação Profissional dos Geólogos do Ceará – APGCE é a Entidade que contribui ativamente nas discussões dos projetos e políticas de desenvolvimento do Estado do Ceará nas áreas de Recursos Minerais, Recursos Hídricos, Geotecnia, Meio Ambiente, Geotecnologia, Geodiversidade e Geoturismo.

O Presidente da Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO – geólogo Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, também considerou a posse da nova diretoria um marco histórico para a geologia nacional e colocou a FEBRAGEO à disposição da APGCE. “Desejo muito sorte, você vai ter todo o nosso apoio Jérsica, nesse momento e, realmente espero que a gente possa fazer, em conjunto, muitas parcerias”, ressaltou Fábio Reis.

A nova presidente da APGCE, geóloga Jérsica Lima Bezerra é natural de Fortaleza, graduada pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará–UFC no ano de 2019 e pós graduanda em Engenharia de Geotecnia na PUC MG. Atualmente ela atua no Consórcio Operador do projeto de Integração do Rio São Francisco – COP PISF. Jérsica iniciou sua gestão conclamando a união da geologia cearense nesse momento. “Quero convidar também meus colegas geólogos que não estão ainda participando da Associação que venham agregar. Venham nos dar críticas sim, porque não? Venham dar sugestões, venham participar, a Semana da Geologia está chegando. Não participem só da Semana da Geologia, venham dar sugestões de novos eventos, fazer cursos”, disse a nova presidente da Associação Profissional dos Geólogos do Ceará.

Também tomaram posse, ao lado da presidente Jérsica Lima Bezerra: o primeiro vice-presidente, José Orlando Carlos da Silva; segundo vice-presidente, Agnaldo Francisco de Freitas Filho; no cargo de primeiro secretário, Sara Karoline Ferreira; o segundo secretário Erick Márcio de Oliveira Pereira; o primeiro tesoureiro, Cecílio Aguiar Rosa Júnior; e no cargo de segundo tesoureiro, Isabela Oliveira e Silva, além dos representantes do Conselho Fiscal, Lucilene dos Santos Frederico Tavares de Sá e José Vitoriano de Britto Neto, como titulares e Alice Sandra Carvalho Trindade, Paulo Giovani Saraiva de Oliveira e Carlos Alberto da Silva Albuquerque, como suplentes.

Confira como foi a solenidade de posse da APGCE: