Crea-CE vota propostas e elege delegados para Congresso Nacional de Profissionais

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) realizou na sexta-feira (12), e no sabado (13) o 11° Congresso Estadual de Profissionais do Ceará. O evento foi aberto pelo presidente em exercício do Crea-CE, Engenheiro Civil Fernando Galiza que recepcionou os convidados e profissionais e apresentou um vídeo com o passo a passo para a emissão da Carteira Digital. O Diretor Geral da Mútua no Ceará, Engenheiro Civil e Agrônomo Pedro Idelano Alencar Felício discorreu sobre a história da Caixa de Assistência e o técnico da Mútua Diego Cavalcante explicou como o profissional associado pode acessar os benefícios e empréstimos.

O 11° CEP CE contou com a presença do Engenheiro Mecânico Constantino Frates Júnior, Coordenador de Atração de Investimentos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará. Ele proferiu palestra abordando a criação de HUB's no estado. Destaque para o HUB do Hidrogênio Verde que vem elevando a atração de empresas nacionais e internacionais para o Ceará, que também está recebendo investimentos em outros setores de sua infraestrutura. O Engenheiro Mecânico citou como exemplo a possibilidade da produção de fertilizantes verdes com a exploração do fosfato, da Mina de Santa Quitéria, e de Amônia, além dos investimentos em energias renováveis (solar e eólica) que já estão em curso. Constantino Frates revelou que, atualmente, existem 20 projetos em execução. "Se a gente conseguir implantar de 25% A 30% desses projetos, o volume de investimentos pode chegar a U$ 26 bilhões de dólares", confirmou Constantino Frates. O Engenheiro Mecânico reforçou que o Crea-CE tem um papel fundamental nesse processo de implantação dos HUB's por causa da sua experiência e visão técnica.

A abertura do 11° Congresso Estadual de Profissionais do Ceará também contou com a importante presença do Procurador Jurídico do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Fernando Nascimentodos Santos. Em sua palestra, ele falou da importância dos Congressos Estaduais organizados pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia para a formulação de propostas para uniformizar as ações e dar mais visibilidade ao Sistema Confea/Crea e Mútua em todas as questões que estão diretamente relacionadas aos seus profissionais. O Procurador Jurídico do Confea reforçou a importância de propostas que possam ser atendidas pelo Governo Federal, os governos estaduais e as bancadas parlamentares. Propostas, segundo ele, que levem em consideração a situação existente No país. Por isso, sustentou Fernando Nascimento, é necessário justificar a proposição com base na "fundamentação legal".

Outro ponto alto do primeiro dia do encontro foi a aprovação do Regimento Interno do Congresso Estadual dos Profissionais do Ceará que estabeceu as regras para a formação das propostas e a votação das teses. O Coordenador do CEP CE, José Maria Freire, apresentou os artigos do documento. O regimento foi aprovado por unanimidade. Esse ano a Comissão do 11° CEP-CE foi formada pelos seguintes profissionais: Engenheiro Agrônomo José Maria Freire; Engenheiro Eletricista, de Segurança do trabalho e Ambiental, Cláudio Patrício; Engenheira Agrônoma Maria Helena de Araújo; Engenheira Civil Cristina Bianchi; Engenheira Civil Maria do Socorro; Engenheiro Civil Antônio Melo e Engenheiro Civil Roberto Wagner.

Durante o período da tarde, foram formados os Grupos Temáticos para deliberar sobre as propostas. O Engenheiro Agrônomo José Maria Freire conduziu a formação dos grupos de trabalho. O 11° Congresso Estadual de Profissionais do Ceará, em 2022, focou suas atenções em três Eixos Temáticos: Atuação Profissional; Infraestrutura e Inovação tecnológica. Na sexta-feira (12) as propostas foram aprovadas nos Grupos Temáticos. No sábado (13) as propostas aprovadas foram levadas à plenária.

O Coordenador José Maria Freire conduziu a votação que definiu as 28 propostas que serão levadas ao Congresso Nacional dos Profissionais que será realizado em Goiânia. O Crea-CE oficializou ao final do 11° CEP, vinte e duas propostas no Eixo Temático "Atuação Profissional" ", quatro propostas no Eixo "Infraestrutura" e duas propostas sobre Inovação Tecnológica".

O Crea-CE também definiu os delegados que vão representar o estado no 11° CNP. Além do Coordenador do CEP, José Maria Freire, cuja vaga é garantida pelo Regimento Interno, outros cinco profissionais com mandato foram eleitos e seis profissionais sem mandato também foram escolhidos pelo voto. Com mandato foram eleitos os seguintes profissionais: José Océlio Ferreira Farias; Francisco Cláudio Patrício Moura; Maria Helena de Araujo; Roberto Wagner Leite Machado e Sebastião Carneiro de Albuquerque. Sem mandato foram eleitos: Francisco de Assis Bezerra Leite; Antônio Guilherme Queiroz da Silva; Antônia Tatiana Pinheiro Nascimento; Maria Lucia Cortez Bona; Thereza Neumann Santos de Freitas e Niédja Goyanna Gomes Gonçalves.

O Coordenador do CEP, Engenheiro Agrônomo José Maria Freire, fez uma análise positiva do evento. Ele elogiou a participação dos profissionais durante os encontros microrregionais e enalteceu a qualidade das propostas apresentadas. "Nós somos responsáveis por toda essa tecnologia que contribui para o desenvolvimento nacional. Então é importante que nós assumamos esse compromisso de influir na construção de políticas públicas", reforçou José Maria Freire.

O presidente em exercício do Crea-CE, Engenheiro Civil Fernando Galiza, também elogiou a forma como o CEP foi conduzido, de maneira, clara, transparente e democrática. Fernando Galiza ressaltou a importância do conteúdo das propostas que vão colocar os profissionais no centro dos debates sobre o aperfeiçoamento do Sistema Confea/Crea e Mútua. O presidente confirmou para setembro uma reunião com os delegados eleitos para defender as propostas no 11° CNP.