Notícias

 

Goiânia abre 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia do Sistema Confea/Crea e Mútua



O vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, Engenheiro Civil Fernando Galiza, o diretor geral da Mútua no Ceará Engenheiro Civil e Agrônomo Pedro Idelano de Alencar Felício e uma grande comitiva formada por conselheiros, diretores e assessores do Crea-CE, participaram na manhã desta terça-feira (04/10) da abertura da 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) que acontece no Centro de Convenções, em Goiânia, e prossegue até a próxima quinta-feira (06/10) para discutir assuntos de relevantes interesses da Engenharia, Agronomia e Geociências.


O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Civ. Joel Krüguer, e contou com a participação do presidente do Crea-GO, Engenheiro Civil Lamartine Moreira Júnior e o presidente da Mútua, Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida, além de autoridades locais, autoridades federais, representantes de órgãos colegiados entidades de classe e profissionais de todas as categorias representadas pelo Confea.



A abertura da 77ª SOEA teve momentos emocionantes com a entrega de Certificados de Serviço Relevante 2019, 2020 e 2021, homenagens especiais e o reconhecimento de grandes profissionais, que dedicaram suas carreiras ao engrandecimento da Engenharia, Agronomia e Geociências, através da Láurea ao Mérito 2022.


O presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüguer, fez um discurso voltado para ações que marcaram o Conselho Federal e os Crea's nos últimos anos. Avanços no campo da tecnologia, como eleições pela internet, e avanços no campo profissional e social como a criação do Programa Crea Mulher e a viabilização de recursos para ajudar os Conselhos Regionais de menor arrecadação a realizar suas demandas. Joel Krüguer também reconheceu que ainda há muito a avançar. Segundo ele, existem hoje cerca de 50 projetos de lei tramitando no Congresso Nacional que são de interesse do Confea. Ele aproveitou a oportunidade para encaminhar, pelo menos cinco pedidos ao Senado Federal. Um dos pedidos é a aprovação de um termo de cooperação internacional que permita a atuação de profissionais estrangeiros no Brasil e permita a atuação de profissionais brasileiros no exterior, principalmente nos países de língua portuguesa e países do Mercosul. Outra reivindicação é a aprovação do PL 1024 que prevê a federalização do Plenário do Confea. Joel Krüguer também citou a proposta de eleição direta para a presidência do Confea, a regulamentação da resolução que permite a transferência de recursos para o Crea-júnior, o reconhecimento da Engenharia como carreira de Estado e repasse de verbas para Entidades de Classe.


O presidente Confea encerrou sua fala agradecendo aos conselheiros federais, aos presidentes dos Crea's, aos órgãos colegiados, as Entidades de Classe e aos funcionários do Conselho Federal, dos Conselhos Regionais e da Mútua pela colaboração na organização da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia deste ano.


Os debates técnicos e palestras do primeiro dia da 77ª edição da SOEA começaram às 14 horas. O tema "Desastres Naturais: a importância da prevenção e da gestão de riscos" foi discutido na sala 1. Os debates colocaram em foco a "Importância da governança da gestão de riscos e desastres", "Responsabilidades nos desastres naturais" e "Riscos Geológicos em Áreas Turísticas: casos de Capitólio". O painel teve as palestras dos geólogos Ronaldo Malheiros Figueira, Fábio Augusto Gomes Vieira Reis e do Engenheiro de Minas Regis Wellausen Dias. A Geóloga e Conselheira Federal Marjorie Cseko Nolasco moderou as discussões. O tema "Marco Regulatório do Setor Elétrico", as discussões sobre o PL n° 414/2021 também foi destaque no primeiro dia de debates. Os Engenheiros Eletricistas Rui Guilherme Altieri Silva, Emerson Luís Alberti, e o Conselheiro Federal José Miguel de Melo fizeram as ponderações sobre o tema. O Engenheiro de Produção Tiago Aragão Soares completou o quadro de palestrantes desse painel. 


A sala 2 abrigou os painéis sobre "O eSocial e o papel estratégico de sustentabilidade e Responsabilidade social" e "Desafios técnicos para uma construção civil de baixo carbono e alta produtividade no Brasil". O primeiro tema teve palestra do Engenheiro de Segurança do Trabalho Benevenuto Gonçalves Junior, que falou sobre "O eSocial no contexto da Engenharia de Segurança do trabalho". O também Engenheiro de Segurança do trabalho Audenor Marinho de Almeida falou sobre "Ferramentas tecnológicas facilitadoras da montagem e transmissão dos eventos de SST do eSocial". Já o Engenheiro Eletricista e de Segurança do trabalho Milton Aves Ribeiro abordou o "eSocial como promotor da gestão sustentável e social nas empresas". A segunda temática, "Desafios técnicos para uma construção civil de baixo carbono e alta produtividade no Brasil" contou com as palestras do Engenheiro Civil Cláudio Oliveira e Silva, Engenheiro Civil Fernando Crossara e o Engenheiro Civil Nilson Sarti da Silva Filho. O painel teve a moderação do Engenheiro Civil João Carlos Pimenta, vice-presidente do Confea. 


O período da tarde também contou com palestras na sala 3. O primeiro tema foi "Gestão de tecnologias e seu impacto no cotidiano das Engenharias". Esse assunto foi contextualizado pelo Engenheiro Aeronáutico Maurício Pazini Brandão e moderado pelo Engenheiro Eletricista Genilson Pavão Almeida. A partir das 15 horas a sala 3 recebeu os Engenheiros Agrônomos Paulo Roberto da Silva e Thiago Magalhães de Lázaro para ministrar palestra sobre "Evolução na educação das profissões do Sistema Confea/Crea: visão do MEC, da sociedade e do conselho profissional". A Engenheira de Pesca Alzira Miranda de Oliveira fez a moderação das abordagens. Logo após os participantes acompanharam os temas "Questões ambientais atmosféricas e as oportunidades para o futuro" com a palestra da Engenheira Química Damaris Kitsch Pinheiro e "O Observatório atmosférico da Amazônia e a importância do monitoramento Ambiental em face das Mudanças Climáticas". Esse último tema foi proferido pelo meteorologista Lucas Vaz Peres e pela moderadora, Engenheira Civil Rosa Tenório. 


A sala 4, também no período da tarde, contou com a abordagem sobre "O avanço do Biogás e do Biometano no Brasil" com palestras do Engenheiro Civil André Luiz Baptista Lins, do Economista Mário Ferreira C. Filho e do Administrador Paulo Montabone. O Engenheiro Ambiental Luiz Guilherme Grein Vieira foi o moderador. Em seguida entrou em debate o tema "Sustentabilidade e Ética na Engenharia" com apresentações do Engenheiro Civil Renato Correa, Engenheiro Civil Marcos Túlio de Melo, Engenheiro Civil Wilson Lang e Engenheira Civil Carmem Eleonôra Amorim Soares. A moderação dessa temática coube ao Engenheiro de Minas Renan Azevedo. A Mútua Caixa de Assistência ganhou destaque no primeiro dia da 77ª edição da SOEA com o debate sobre "O papel da Mútua na Responsabilidade social do Sistema Confea/Crea e Mútua. Esse assunto foi apresentado na sala 5 pelo Engenheiro Civil Ricardo Rocha, pela Engenheira Ambiental Nanci Walter e a Engenheira Civil Carmem Bastos Nardino. O Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida, Diretor-presidente da Mútua moderou o debate. A Mútua tem sempre um papel importante na realização das edições da SOEA. Através de convênios com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia ela viabiliza a participação das comitivas que privilegiam o evento. Esse ano, em Goiânia, cerca de quatro mil profissionais garantiram suas participações. 


O tema "ESG e o mercado de trabalho na Engenharia Agronomia e Geociências" foi outro assunto que ocupou espaço na sala 5 na tarde desta terça-feira. O Engenheiro Civil Clemenceau Chiabi Saliba Júnior, a Engenheira Civil Andrea Cristina Kluppel Munhoz Soares, o Engenheiro Químico Amarilio da Silva Mattos Junior e o Engenheiro Civil Lamartine Moreira Júnior discorreram sobre o assunto com a moderação da Engenheira Agrônoma Andréa Brondani da Rocha. Enquanto isso, no espaço Arena, os profissionais focaram nos temas "Inovação e Empreendedorismo para avanços de mercados na agropecuária brasileira", "Startups - Uma realidade na Engenharia e Agronomia" e "O algoritmo da vida". Encerrando a programação do primeiro dia da SOEA, em Goiânia, no Auditório Lago Azul, aconteceram mais dois momentos: "Painel Mulher: Equidade de Gênero e Liderança" e "Prosperidade Profissional e Previdência"


Assessoria de Comunicação do Crea-CE


Confira outras notícias do Crea-CE

01/12/2023

Solar Experience

11/08/2022

Crea-CE em Aracati

05/08/2021

Nota de Pesar

10/05/2021

Nota de Pesar

19/01/2021

Anuidade 2021

19/05/2020

LUTO NO MAGISTÉRIO

03/01/2020

Nota de Falecimento

02/01/2020

Aviso Importante

20/09/2019

DIVISORA DE ÁGUAS

17/09/2019

Medalha do Mérito

30/07/2019

Redes Sociais

08/03/2019

Mulheres fortes

01/03/2019

Piso Salarial

09/01/2019

Anuidade 2019

13/11/2018

Nota de Pesar

21/08/2018

Aberta a 75ª SOEA

14/08/2018

Prêmio IBEC

04/07/2018

Nota de Pesar

23/04/2018

PL 9818/2018

19/04/2018

NOTA DE PESAR

27/03/2018

NOTA TÉCNICA

01/03/2018

APP do Crea-CE

22/12/2017

Boas Festas!

14/11/2017

CONVITE

10/11/2017

A BEM DA VERDADE

27/12/2016

COMUNICADO

13/12/2016

Semana Tecnológica