Notícias

 

Empreendedorismo feminino e experiências profissionais exitosas dominam 2° Encontro Cearense de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências


Engenheiras, agrônomas e geocientistas integrantes do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-CE e da Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências participaram de um momento muito descontraído marcado por abraços, sorrisos, um papo super legal e, claro, uma grande troca de experiências e conhecimentos. O evento, realizado pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, aconteceu na manhã desse sábado (11/11), no restaurante Cabana Del Primo e reuniu dezenas de convidadas. O 2° Encontro Cearense de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências foi bastante enriquecidor para elas que aproveitaram para conversar sobre suas profissões dentro da perspectiva do protagonismo feminino na área tecnológica. O empreendedorismo entre as mulheres engenheiras, agrônomas e geocientistas dominou os debates.


O presidente Emanuel Mota abriu a programação. "Essa é uma movimentação mundial. Todos os líderes que pensam estão atentos às diretrizes da ONU com relação aos ODS, equidade de gênero, meio ambientes e outros temas importantes para as nossas sociedades no âmbito social e também no âmbito dos negócios. Uma pautas como essa das mulheres na engenharia é muito salutar, principalmente pelo fato de que o percentual de mulheres engenheiras ainda é muito aquém em relação aos homens engenheiros", observou o presidente do Crea-CE. "No início da minha gestão, em 2018, esse quantitativo girava em torno de 10%. Após seis anos da minha gestão esse quantitativo dobrou para 20%. Isso é um reflexo de que as mulheres estão estudando mais, estão frequentando mais as universidades e estão escolhendo mais os cursos da área das engenharias", frisou Emanuel.



O evento, realizado com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), colocou em pauta vários assuntos relacionados ao protagonismo feminino na área tecnológica. O Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-CE, através da sua coordenadora, Engenheira Civil Tereza D'Ávila, falou sobre os objetivos e as atividades realizadas pelo programa em 2023. "Eu estou muito feliz porquê o evento de hoje tem a proposta de apresentar todas as ações que foram realizadas esse ano. Nós realizamos muitos trabalhos. Estou feliz, principalmente, porquê as mulheres engenheiras estão se sentindo representadas pelo Programa Mulher do Crea-CE. Esse é o nosso objetivo principal, que cada profissional mulher se veja dentro do programa e participe das ações do programa", ressaltou Tereza.


A presidente da Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências do Ceará (AMEAG-CE), Engenheira Civil Pauleane Farias Evangelista apresentou todas as demais representantes da diretoria e falou sobre a associação que vem crescendo em todo o estado. "O presidente do Crea-CE, Emanuel Mota, deu uma abertura gigantesca ao Programa Mulher, deu uma visibilidade muito grande pra gente e, com isso, as mulheres engenheiras, agrônomoas e geocientistas realmente abraçaram a causa do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-CE e da AMEAG-CE. Nós já estamos com mais de 80 associadas na AMEAG-CE e o processo de novas associadas está fluindo bem e eu tenho certeza que a Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências vai ter um crescimento muito bacana. Já estamos conseguindo repassar trabalho para engenheiras através da AMEAG-CE. Esse é um dos nossos objetivos", salientou a Engenheira Civil. 


O técnico da Mútua, Diego Cavalcante, apresentou os benefícios da Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. Em seguida, a Geógrafa Magda Maya proferiu palestra com o tema "Empreendedorismo e Autossustentabilidade". A Geógrafa e escritora deu um testemunho de sua própria trajetória profissional para falar sobre o tema. "Inspirar mais mulheres a empreender e também na autossustentabilidade feminina baseado nessa inteligência da natureza. Vamos observar a natureza como modelo de resiliência, adaptação, sustentabilidade e como isso se reflete na nossa vida enquanto mulheres", esclareceu Magda Maya.


No período da tarde, a psicóloga Thais Alves Siqueira mediou uma roda de conversa que abordou o tema "Empreendedorismo feminino: Mulheres que inspiram". "Dentro do cenário que a gente vivencia, a mulher tem diversos papéis. Dentro desses papéis, elas encontram suas possibilidades. Nossa missão hoje aqui é ampliar a percepção dessas possibilidades através da autoanálise e do autoconhecimento", explicou a psicóloga. 


Além do exemplo da carreira profissional de Thaís, o momento ressaltou as experiências exitosas de outras três mulheres empreendedoras e extremamente talentosas em suas trajetórias profissionais na Engenharia: Engenheira Civil Hilda de Castro Pamplona; Engenheira Civil Sarah Almeida e Engenheira de Pesca Carolina Fernandes Vieira. 


"Estou gostando de ver tantas mulheres aqui reunidas. Já vi várias profissionais que eu conheço, que são muito engajadas. São mulheres que têm um potencial muito grande, muito reconhecidas e, sobretudo, muito competentes em suas áreas de atuação profissional", disse a Engenheira de Pesca Carolina Fernandes Vieira. "É um momento de compartilhar experiências do nosso papel como mulher na sociedade, na família, no trabalho e em todas essas vertentes que a gente tem que dá conta", completou a Engenheira Civil Hilda de Castro Pamplona. Já a Engenheira Sarah Almeida trouxe para a roda de conversa a experiência de ser a gerente do setor de Engenharia Civil de uma das maiores indústrias do Brasil. "A minha trajetória na engenharia, acho que ela é um pouco fora da curva, porquê a adversidade sempre me fortaleceu. Eu nunca vi como difícil o meu caminho, pelo contrário, todos os frutos que eu colho hoje na minha trajetória são frutos de muito esforço, de muita determinação, de muita disciplina e eu sou muito grata à Engenharia por ter me proporcionado tudo isso. Comecei na área residencial e hoje estou na área industrial do Grupo M. Dias Branco. Tenho oportunidade de fazer obras no Brasil todo graças à minha formação", pontuou Sarah Almeida.


O 2° Encontro Cearense de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências foi encerrado com o sorteio de brindes doados pelos apoiadores. O chefe de gabinete do Crea-CE, Engenheiro Civil José Luiz Lins, e o Assessor Especial da presidência, Engenheiro Civil Guilherme Queiroz, também prestigiaram o evento.


Assessoria de Comunicação do Crea-CE

Confira outras notícias do Crea-CE

01/12/2023

Solar Experience

11/08/2022

Crea-CE em Aracati

05/08/2021

Nota de Pesar

10/05/2021

Nota de Pesar

19/01/2021

Anuidade 2021

19/05/2020

LUTO NO MAGISTÉRIO

03/01/2020

Nota de Falecimento

02/01/2020

Aviso Importante

20/09/2019

DIVISORA DE ÁGUAS

17/09/2019

Medalha do Mérito

30/07/2019

Redes Sociais

08/03/2019

Mulheres fortes

01/03/2019

Piso Salarial

09/01/2019

Anuidade 2019

13/11/2018

Nota de Pesar

21/08/2018

Aberta a 75ª SOEA

14/08/2018

Prêmio IBEC

04/07/2018

Nota de Pesar

23/04/2018

PL 9818/2018

19/04/2018

NOTA DE PESAR

27/03/2018

NOTA TÉCNICA

01/03/2018

APP do Crea-CE

22/12/2017

Boas Festas!

14/11/2017

CONVITE

10/11/2017

A BEM DA VERDADE

27/12/2016

COMUNICADO

13/12/2016

Semana Tecnológica