Marco histórico: Crea-CE participa da instalação da Frente Parlamentar das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua

?Esse era um momento muito esperado pelas lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua. E ele veio depois de inúmeras reuniões para amadurecer os detalhes da iniciativa. Reuniões, muitas delas, que contaram com a presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota. E ele viu seu sonho concretizado no dia 21 de junho de 2023. Emanuel Mota participou de um momento histórico para o Sistema Confea/Crea e Mútua: o lançamento da Frente Parlamentar Mista das Profissões abrangidas pelo Sistema. "Um verdadeiro marco histórico para nós engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências no Brasil", salientou Emanuel. O presidente do Crea-CE fala com autoridade sobre esse assunto. Essa foi uma de suas bandeiras dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. "Estou muito feliz porque eu ajudei a plantar essa sementinha que cresceu, amadureceu e agora se prepara para gerar frutos para a Engenharia, Agronomia e Geociências no Brasil. Perdi as contas de quantas vezes vim à Brasília discutir esse projeto que agora virou uma realidade", declarou Emanuel. "Trabalhei muito pela instalação da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua e também pelas eleições online no nosso Sistema Profissional. Estou chegando ao fim do meu mandato como presidente do Crea-CE com os dois projetos aprovados e prontos para serem executados. Eles vão mudar quase tudo que nós conhecemos hoje dentro do Sistema. São a inovação e a tecnologia mudando para melhor nossa forma de pensar e agir como engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências", comemorou o presidente do Crea-CE.

A Frente Parlamentar Mista foi instalada na presença de parlamentares e lideranças dos 27 Creas de todo país no plenário do Confea. O novo colegiado conta com 218 deputados e 22 senadores. O presidente do Confea, Engenheiro Civil Joel Krüger, disse que a instalação da Frente Parlamentar é uma demonstração de reconhecimento, valorização das carreiras e de defesa das prerrogativas profissionais. “Estamos vivenciando um momento histórico pela quantidade de parlamentares que aderiram à Frente. Cerca de 45% do Congresso Nacional aderiu a esse chamado", reforçou o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

A proposta de criação da Frente Parlamentar Mista das Profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua foi feita pela deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO). Em sua justificativa, a parlamentar defendeu a tese de que os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências precisam ser inseridos nos grandes debates políticos que ocorrem no Legislativo Federal. A Engenheira Agrônoma Marussa Boldrin vai presidir a Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. "Como profissional, eu reconheço os desafios a serem enfrentados pela nossa categoria, contudo, agora ganhamos voz no parlamento. Temos a oportunidade de representar milhões de profissionais que são responsáveis pela transformação da sociedade", declarou a deputada federal que conhece muito bem a estrutura do Sistema. Ela já passou pelo Crea-GO e o Crea Júnior que foi muito elogiado durante a solenidade pela deputada Daniela Reinehr. "O Crea Júnior é uma iniciativa de sucesso fundamental para a transição dos acadêmicos para o mundo profissional”, declarou a parlamentar.

O deputado federal, eleito pelo Ceará, Leônidas Cristino vai liderar a Coordenadoria Temática da Engenharia Civil. O Engenheiro Civil Lamartine Moreira representou o Colégio de Presidentes e ofereceu todo o suporte técnico ao colegiado. O Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida, presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, falou em nome da Mútua.

Durante o lançamento da Frente Parlamentar também ficaram definidos os responsáveis pelas coordenadorias temáticas, a diretoria executiva e o regulamento interno. Foram definidos os seguintes nomes:

Presidente: deputada federal Marussa Boldrin (MDB/GO);

1° vice-presidente: senador Wilder Morais (PL/GO);

2ª vice-presidente: senadora Soraya Thronicke (União/MS);

Diretoria:

Diretoria de Organização e Administração Autárquica: Deputado federal Hugo Mota (Republicanos/PB); Diretoria de Educação e Formação Profissional:Deputada Daniela Reinehr (PL/SC); Diretoria de Relações Exteriores e Acordos Internacionais: Senadora Daniela Ribeiro (PSD/PB); Diretoria de Relações Institucionais: Deputado Diego Andrade (PSD/MG); Diretoria de Apoio ao Empreendedorismo e Mercado de Trabalho:

Deputado Waldemar Oliveira (Avante/PE)

Coordenadorias Temáticas do Sistema:

Agronomia (CCEAGRO) – Deputado Pedro Lupion (PP/PR)

Agrimensura (CCEAGRI) – Deputado José Silva (Solidariedade/MG)

Civil (CCEEC) – Deputado Leônidas Cristino (PDT/CE)

Florestal (CCEEF) – Deputado Túlio Gadelha (Rede/PE)

Elétrica (CCEEE) – Senador Eduardo Braga (MDB/AM)

Industrial (CCEEI) – Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP)

Química (CCEEQ) – Silvio Costa Filho (Republicanos/PE)

Segurança do Trabalho (CCEEST) – Deputado Rogério Correia (PT/MG)