Crea-CE compartilha informações sobre ações inovadoras no Colégio de Presidentes dos Creas em Natal

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota, participou da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, em Natal (RN). O evento foi aberto na segunda-feira (17/07) e concluído na quarta-feira com a presença do Vice-presidente do Confea, Engenheiro Eletricista Evânio Nicoleit, do Coordenador do CP, Engenheiro Agrônomo Ulisses Filho e do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, além de outras autoridades estaduais e federais. O fórum consultivo do Sistema Confea/Crea e Mútua representa em números atuais 1 milhão e 200 mil profissionais e 300 mil empresas em todo Brasil.

Durante a reunião Emanuel Maia Mota compartilhou com os demaua representantes do colegiado ações recentes que estão movimentando o Crea-CE como a Plataforma Metaverso, que foi implantada no atendimento virtual do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, a fiscalização por satélite que já está em curso e é coordenada pela Gerência de fiscalização e a Gerência de Tecnologia da Informação, e o Programa de Representantes Especiais que também já está em curso com a definição de nomes de profissionais que vão atuar em diversos municípios cearenses. A Plataforma Metaverso e o Programa de Representantes Especiais, inclusive, vão protagonizar um grande evento que será realizado pelo Crea-CE no próximo dia 29 de julho. Com a Plataforma Metaverso os profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará podem virtualmente acessar todos os serviços oferecidos pelo Crea-CE transitando com o seu avatar como se estivessem presentes dentro da sede do Conselho e, além disso, podem interagir com outros visitantes do atendimento virtual. "A gente está fazendo um Upgrade do atendimento virtual que o Crea-CE já tinha. Desde 2020 a gente tem o Balcão de Atendimento Virtual lá no Crea-CE e este ano o colocamos no metaverso", confirmou Emanuel Maia Mota.

Já o Programa de Representantes Especiais tem o objetivo de aumentar a capilaridade do Conselho com a presença de profissionais atuando como representantes do Crea-CE nos municípios que não são sedes de Inspetorias. A fiscalização por satélite já está fazendo os primeiros levantamentos de informações sobre obras que estão acontecendo em Fortaleza e vão ser vistoriadas pelos fiscais do Crea-CE. Emanuel citou também outras iniciativas e estatisticas. "Implementamos o Sistema BI, que é a montagem de uma dashboard, onde a gente vai ter uma análise de dados. Outro dado interessante é que em torno de 35% das ART's registradas no Crea-CE foram de profissionais com menos de 40 anos de idade o que nos mostra que esse novo profissional está entrando no mercado de trabalho e está procurando serviço", disse o presidente do Crea-CE em entrevista à TV confea.

Na mesma entrevista, o Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota agradeceu a todos profissionais que estão acompanhando a sua gestão e prestigiando os seus projetos. Ele lembrou também que 2023 é ano de eleições gerais no Sistema Confea/Crea e Mútua e que, pela primeira vez, essas eleições vão ser totalmente online. O presidente ressaltou outra iniciativa também muito importante de sua gestão: "A gente tem mantido esse ritmo de inovações e atividades lá no Crea-CE, dentre elas, podemos citar o Crea Capacita. A gente tem hoje contratado mais de mil horas de treinamentos gratuitos aos profissionais divididos em 50 cursos. Qualquer profissional do estado do Ceará pode se inscrever no site do Crea-CE para se capacitar em um desses cursos em todos os segmentos, tanto na Engenharia, como na Agronomia, como nas Geociências", afirmou Emanuel.

Ainda sobre a reunião do Colégio de Presidentes, em Natal, os presidentes dos Creas debateram, entre outros temas, a primeira eleição geral pela internet, em 17 de novembro deste ano, a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), cuja expectativa é receber um público de cinco mil profissionais, o lançamento da Frente Parlamentar Mista do Sistema Confea/Crea e Mútua, energia sustentável e tudo o que movimenta a economia no país como a retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida, o crédito agrícola, a agricultura familiar e as ações na área da mineração. Os presidentes dos Creas também fizeram abordagens sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Projeto de Integração do Rio São Francisco, as celebrações realizadas pelo Dia Internacional da Mulher na Engenharia, Ensino a Distância e os desafios do Século XXI: populações, água, alimentos, energia, saúde, meio ambiente, terrorismo, mudanças climáticas, sustentabilidade e bem-estar da humanidade.