Posse da nova diretoria da Abes-CE é marcada por palestra sobre a Lei 11.445

30/08/2017

_DSC0007
Presidente nacional da Abes, o engenheiro civil Roberval Tavares de Souza

A posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) -  Seção Ceará foi marcada, ontem (29), por solenidade e apresentação de palestra sobre “Os desafios do saneamento ambiental no Brasil” ocorridas no auditório localizado no segundo andar da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE). Proferida pelo presidente nacional da Abes, o engenheiro civil Roberval Tavares de Souza, a palestra propiciou um momento para assinalar os dez anos da Lei 11.445.

“Essa lei trouxe muitos avanços, o maior deles é que regulamentou e traçou uma base legal para o saneamento brasileiro”, disse Roberval Tavares de Souza, enfocando também os desafios previstos para a próxima no setor, sobretudo no referente ao abastecimento e tratamento de água.

“O maior desafio é mesmo a universalização do saneamento básico”, enfatizou, ressaltando a relevância de que todo imóvel venha a ter água tratada, esgotamento sanitário, disposição final dos resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. Investir em saneamento é investir em saúde, ratificou, ressaltando que no “aniversário” da Lei 11.445 a Abes nacional se organizou para movimentar o debate sobre o que mudou no país com a legislação e o eu ainda precisa ser aprimorado.

“Com esse objetivo iremos visitar várias capitais”, frisou. Em sua exposição, enfocou ainda as tentativas do governo com vistas à privatização das companhias de água e esgoto do País. O palestrante também desejou boa sorte para a nova diretoria da Abes no Ceará e agradeceu o Crea-CE pela parceria desenvolvida no Estado com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

_DSC0021
Diretor jurídico do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Alexandre Vasconcelos Accioly, presidente do Senge-CE, engenheira-agrônoma Maria Helena de Araujo, presidente da Abes-CE, engenheiro civil Francisco Humberto de Carvalho Júnior, presidente nacional da Abes, o engenheiro civil Roberval Tavares de Souza, ex-presidente da Abes-CE, engenheiro civil André Martins Pinto, secretário do Meio Ambiente do estado do Ceará, Artur Bruno e presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota Pinto (da esq. para a dir.)

Nova Diretoria

Eleito através de votação regional, realizada nos dias 1º e 2 de junho deste ano, Francisco Humberto de Carvalho Júnior é o novo presidente da Abes-CE. Francisco Humberto é engenheiro civil formado pela Universidade de Fortaleza, mestre em Recursos Hídricos e possui doutorado em Saneamento Ambiental. Na gestão de Francisco André Martins Pinto (2015/2017), Humberto fez parte do Conselho Consultivo da Abes-CE.

Durante a solenidade, o ex-presidente da Abes-CE, engenheiro civil André Martins Pinto, fez um balanço de sua gestão, ressaltando a realização de seminários com debates sobre temas de grande importância para a engenharia sanitária. Falou, ainda, sobre a importância de projetos que promovam a aproximação dos jovens à associação.

Em seguida, o anfitrião da noite, presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota Pinto, lembrou dos vários anos de parceria entre o Crea-CE e a Abes-CE e falou da relevância do papel da Abes para a sociedade. “É cada vez mais necessário debater sobre melhorias para o saneamento no País”, destacou Victor Frota Pinto.

_DSC0074
Presidente da Abes-CE, engenheiro civil Francisco Humberto de Carvalho Júnior

O secretário do Meio Ambiente do estado do Ceará, Artur Bruno, prestigiou a solenidade de posse da nova diretoria da Abes-CE. Arthur Bruno falou sobre as parcerias entre órgãos ambientais, destacando ações que valorizem o trabalho dos engenheiros sanitaristas. Aproveitou para parabenizar a gestão do engenheiro civil André Pinto, ex-presidente da Abes-CE.

Além do presidente da Abes Nacional, o engenheiro civil Roberval Tavares de Souza, marcaram presença no evento a presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), engenheira-agrônoma Maria Helena de Araujo, e o diretor jurídico do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Alexandre Vasconcelos Accioly, diretores do Crea-CE e conselheiros.

_DSC0003
Ex-presidente da Abes-CE, engenheiro civil André Martins Pinto

Sobre a Abes

Fundada, em nível nacional, em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo contribuir através do conhecimento dos seus associados para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.

Sua dinâmica operacional baseia-se em amplo leque de atividades estruturadas com base na engenharia sanitária e nas ciências ambientais, desenvolvendo-se principalmente, por meio de ações que buscam o aperfeiçoamento profissional e acadêmico de seus associados. Além da sede nacional, localizada no Rio de Janeiro, a associação possui sessões regionais espalhadas por todo o País.

_DSC0046
Presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota Pinto

Confira a nova diretoria (2017/2019):

Presidente: Francisco Humberto de Carvalho Jr.
Vice-Presidente: João José Hiluy Filho
Diretora: Ângela Maria F. Dantas de Moura