Intercâmbio profissional, inclusão de mulheres e projetos inteligentes marcam o primeiro dia da SOEA

O primeiro dia da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), viveu uma experiência única na tarde dessa quarta-feira (09/08). Lideranças de Angola, Moçambique, Portugal e Brasil conversaram sobre projetos que têm mais chance de êxito caso sejam desenvolvidos a partir da cooperação entre as nações de língua portuguesa.

Destaque para as mais de 300 oportunidades no ramo da Engenharia para os brasileiros interessados em um novo projeto de carreira. O primeiro dia do evento também reuniu um grande número de mulheres. Elas sugeriram pautas de inclusão na Engenharia. Outro ponto alto das discussões girou em torno do futuro da construção civil no Brasil. Um dos painéis apresentou o BIM como um processo tridimensional inteligente que viabiliza "a criação e o gerenciamento de projetos de edificações e infraestrutura de maneira mais rápida, econômica e com menor impacto ambiental”.

Nesta quinta-feira (10/08) engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências deram continuidade ao maior evento da Engenharia no país discutindo temas relacionados ao “Sequestro de Carbono – como a agricultura brasileira pode contribuir para a sustentabilidade global”; “Inovação: a criatividade na era digital”; “Tecnologias disruptivas”; "Tecnologia e Inovação: a chave para fornecer acesso a água potável para todos"; "Os desafios da Gestão Pública para as Cidades Inteligentes"; "Programa Campo em Debate"; "Segurança Alimentar"; "Contecc: Encontro Brasileiro sobre Política Educacional Superior para o Exercício Profissional da Engenharia, Agronomia e Geociências"; "Acessibilidade em Obras de Engenharia"; " Carbono Zero: a contribuição das Engenharias para o Brasil"; "Política Nacional de Recursos Hídricos"; "Agenda do futuro para os municípios: a Engenharia como protagonista do desenvolvimento sustentável"; "Saneamento básico e políticas públicas".

Na Querência Contecc as palestras foram dirigidas aos temas "Normas Técnicas: expressão referencial do conhecimento nas áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, e o papel da ABNT"; "Engenharia Aeroespacial: Ciência, Tecnologia e Ensino no Brasil"; "Tecnologia PRE: uma alternativa tecnológica de inclusão social"; “Política Nacional de Recursos Hídricos”, “Geração Distribuída”; “Saneamento Básico e Políticas Públicas"; "Biomassa da cana-de-açúcar: energia sustentável, renovável e exercício profissional" e "Aerofotogrametria com Drones aplicadas às engenharias, geociências e agronomias". Na Querência Inovação os debates giraram em torno dos seguintes temas: "Soluções Inovadoras em Certificação Digital"; "Desafios e Oportunidades para mulheres no desenvolvimento da Engenharia de Segurança do Trabalho"; "A gestão e os desafios da Inovação Tecnológica no ambiente militar"; "Sistema Confea/Crea - Ressignificando o papel institucional"; "Geotecnologias utilizadas pelos profissionais da Agrimensura, Cartografia e Geografia"; "Business Intelligence no Confea"; "Inspeção Predial - Norma Técnica e implementação da legislação" e "A Engenharia e a produção de Vinhos de mínima intervenção".

No Ceará, o presidente Emanuel Maia Mota tem concentrado seus olhares em vários desses assuntos, mas tem dedicado especial atenção aos temas "Inovação: a criatividade na era digital” e “Tecnologias disruptivas". Por iniciativa de Emanuel, o Crea-CE realizou o seu primeiro Hackathon para encontrar soluções inteligentes para reduzir o tempo de preenchimento da ART. A ação trouxe para o Conselho a participação de jovens profissionais da Engenharia e desenvolvedores de softwares. Eles se uniram em torno da inovação e criatividade. "O Crea-CE realizou todo o processo. Desde a apresentação dos primeiros projetos, passando pelo refinamento desses projetos até o Demoday. Agora, vamos contratar a proposta que venceu o Hackathon e implantar o software. Trazer essa juventude para dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua é uma experiência disruptiva", afirmou o presidente do Crea-CE. Emanuel Maiz Mota também tem colocado a Inspeção Predial no centro das prioridades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará.