O presidente em exercício do Crea-CE, Engenheiro Civil Fernando Galiza, abriu oficialmente a 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos CREAs da Região Nordeste que aconteceu em Fortaleza nos dias 12 e 13 de maio, sob a coordenação da Engenheira Civil Rosa Maria Barros Tenório, presidente do Crea-AL. O evento foi aberto com os informes de cada Crea e logo depois uma apresentação da equipe do Confea sobre o "Programa Fortalece". O programa, apresentado em participação on-line, direto de Brasília, pelo chefe de gabinete do Confea, Engenheiro Agrônomo Luiz Antônio Rossafa, discutiu a minuta do manual de procedimentos do programa que vai destinar cerca de 23 milhões de reais a seis Creas da Região. Uma ajuda financeira para aplicação em setores como fiscalização, cadastro e registro dos CREAs beneficiados. O Chefe de Gabinete do Crea-CE, Engenheiro Civil José Luis Lins, fez uma apresentação das ações do Conselho, principalmente, o "Programa Capacitando" que prevê investimentos na realização de 22 cursos com 440 horas aula para o treinamento de profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências.

O primeiro dia do encontro também aprofundou a discussão sobre medidas que estão tramitando para acionar na justiça os municípios que estão contratando profissionais sem respeitar o piso salarial das categorias de engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências.

O segundo dia da 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos CREAs da Região Nordeste começou com uma apresentação do Gerente de Fiscalização do CREA-CE, Thomas Abreu, sobre o Plano de Ação de Fiscalização em Unidades de Saúde. O CREA-CE já atingiu 100% de Fiscalização nos hospitais de todo o estado. Durante a palestra, Thomas Abreu revelou as estratégias usadas para alcançar essa meta e a metodologia usada pelos fiscais no Ceará que dispõem de um aplicativo para atualizar as informações on-line. A ideia dos CREAs do Nordeste é uniformizar todos os procedimentos, inclusive a fiscalização.

A apresentação do CREA-CE despertou nos demais CREAs da Região a necessidade de adotar determinadas práticas no setor como uma abordagem menos ostensiva e mais educativa

O encontro regional também definiu uma estratégia de Marketing única entre os CREAs do Nordeste. Eles vão utilizar as mesmas peças publicitárias, mudando apenas as siglas. O presidente do CREA-CE Engenheiro Civil Fernando Galiza, e o presidente do CREA-BA, Engenheiro Agrimensor Joseval Costa Carqueija, ficaram responsáveis pela criação do material publicitário que será apreciado e aprovado pelos demais presidentes.

Fiscalização nos hospitais

Em Gramado-RS, os presidentes dos CREAs do Nordeste vão definir a data para o "Dia D" da campanha de Fiscalização Integrada nos hospitais em todos os estados da Região. Inicialmente,  os presidentes avaliam a possibilidade de realizar o evento no dia 14 de junho, simultaneamente em todos os CREAs.

Fiscalização nos hotéis

"A fiscalização do CREA está aqui para a sua segurança". Essa frase pode fazer parte de outra peça publicitária importante. A peça publicitária que vai embasar a campanha integrada de fiscalização dos CREA's da Região Nordeste nos hotéis que fazem parte da cadeia produtiva do turismo nos nove estados.

A campanha da fiscalização integrada nos hotéis  deverá ser lançada no início do segundo semestre deste ano.

Os detalhes também serão deliberados na Reunião do Colégio dos Presidentes, em Gramado.

A fiscalização deve gerar um selo "Ação 2022/2023 - HOTEL + SEGURO".

Fórum de Superintendentes

O encontro em Fortaleza também inaugurou um espaço na agenda do Fórum dos Presidentes dos CREA's da Região Nordeste: a participação mais efetiva dos superintendentes durante as reuniões. Eles vão se reunir em fóruns específicos para expor propostas para melhorar as atuações dos Conselhos Regionais do Nordeste.

O superintendente do CREA-CE, Engenheiro Civil Jorge Sena, apresentou o objetivo das reuniões dos superintendentes. Essa ideia já foi levada ao CONFEA. O Conselho Federal admite a possibilidade de criar o Fórum dos Superintendes no próximo ano, a partir de um encontro nacional.

A ideia será novamente discutida com o CONFEA na próxima reunião do Fórum de Presidentes dos CREAs da Região Nordeste que acontecerá em Maceió. O Fórum dos superintendentes deverá debater estratégias de planejamento e gestão. Ele já foi criado no âmbito do CREA Norte e foi lançado oficialmente na 3a Reunião Ordinária dos CREAs da Região Nordeste.