Começa a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia no Rio Grande do Sul

Foi aberta na noite dessa terça-feira (08/08), no Centro de Convenções Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul, a 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), com a presença do presidente do Confea, Engenheiro Civil Joel Krüger, do diretor-presidente da Mútua, Engenheiro Agrônomo Francisco Almeida, dos presidentes dos Creas, lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, além de autoridades convidadas e profissionais. O evento, que reúne mais de 5 mil inscritos, terá cerca de 120 palestras e a tecnologia vai dar o tom do encontro nacional.

O Crea-CE levou novidades para seu estande situado na área da ExpoSoea (Exposição da SOEA). Uma experiência sensorial incrível! Os visitantes podem acompanhar todas as novidades tecnológicas implantadas no Conselho através de um holograma do presidente Emanuel Maia Mota. O holograma também pode ser visto através de um QR Code.

Com foco nas novas ferramentas que estão movendo a Engenharia no Brasil, a SOEA colocou em pauta, no primeiro dia da programação, os seguintes temas: “Energias renováveis e não renováveis” que teve as palestras "A importância das energias fósseis na transição energética"; "Biogás, Biometano e Bio-hidrogênio como fontes de energias renováveis e geração de valor"; "Usinas Eólicas offshore - Oportunidades para o Mercado da Construção Naval"; "Desmitificando a energia nuclear" e "Micro Central Hidrelétrica (MCH) o caso startup Hidrogênio.

Os engenheiros, agrônomos e profissionais das Geociências também abordaram a "Transformação Digital e o Novo Profissional da Engenharia". Esse é um assunto que chama a atenção do presidente do Crea-CE, Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota, que implementou uma ampla mudança no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará com o uso de ferramentas digitais e tecnológicas na sua rotina de atendimento, na administração e na fiscalização. Emanuel também vem despertando os profissionais da área para a importância do empreendedorismo em suas carreiras em palestras e cursos de capacitação e treinamento como o Crea Capacitando. Outro assunto que atraiu Emanuel Maia Mota, também abordado no primeiro dia de palestras técnicas da SOEA, foi "A Engenharia do Metaverso: como desenvolver soluções de engenharia através do Metaverso". Essa plataforma já está em pleno funcionamento no Crea-CE e vem se constituindo numa ferramenta fundamental no atendimento dos profissionais.

A SOEA também pautou nesse dia 9 de agosto os temas "ESG e Sustentabilidade"; A descarbonização e o hidrogênio verde no Brasil - perspectivas para o mercado da Engenharia"; Acessibilidade - A cadeira de rodas não foi um ponto final, apenas uma vírgula" e o "Painel Mulher".

O Auditório Churrasco ofereceu aos inscritos os temas: "Gestão de Riscos para a prevenção de Desastres Naturais"; "O futuro das Engenharias no Brasil"; "A valorização profissional no contexto das inovações de mercado aplicadas à Engenharia de Segurança do Trabalho"; "BIM - o futuro da construção!"; "Engenharias, Agronomia e Geociências nos países de Língua Portuguesa - Desafios e Oportunidades"; " Engenharia de Explosivos"; "Anexo XII da NR12"; "Barreiras não tarifárias e os desafios da Agronomia sob o aquecimento global"; "Inteligência Artificial Responsável"; "Bacias Hidrográficas e seu Manejo para a produção de águas para as cidades e o campo" e "Como funciona a certificação de profissionais de Agronomia nos EUA? O caso do CPAE-Brazil (Certified Professional Agronomist Engineer)

Na Querência Inovação, a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia debateu a "Fiscalização aprimorada a partir das imagens de satélite". Esse assunto também recebeu atenção especial do presidente do Crea-CE. O Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota já implantou a fiscalização por imagens de satélite no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará. Outros assuntos foram debatidos no encontro: "O papel das Engenharias na Piscicultura Brasileira: Startups e perspectivas"; "Olivicultura no Brasil: Fonte de renda e diversificação da fruticultura"; "Boas práticas em automação de processos"; "Tecnologia em auxílio à fiscalização"; A importância Estratégica do Apoio aos Semicondutores na Nova Política Industrial do Brasil" e "Sustentabilidade Digital - Programa de Capacitação para o uso de softwares de gestão ambiental para profissionais de meio ambiente, qualidade e segurança do trabalho".