Mulheres engenheiras tomam posse na AMEAG-CE

A Engenheira Civil Pauleane Farias Evangelista tomou posse, na noite dessa quinta-feira (31/08), na presidência da Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências do Ceará (AMEAG-CE). A solenidade contou com a presença da presidente da Federação das Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências, Engenheira Civil Poliana Krüger, do presidente do Crea-CE, Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota, conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará e representações da Mútua, do Crea Júnior e do Programa Mulher do Crea no Ceará. O Engenheiro Civil Manoel Enéas Alves Mota, agraciado com a Medalha do Mérito durante a 78a edição da SOEA este ano, também prestigiou a solenidade.

"A AMEAG-CE nasce das demandas constantes das mulheres em se posicionar perante os desafios técnicos diários, além de ajudar o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) a cumprir o ODS-5 (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável). A Associação já nasce com uma importante base de apoio e com grande aceitação e entusiasmo das profissionais cearenses", disse a Engenheira Civil Pauleane Farias Evangelista.

Desde que foi pensada e articulada, durante a gestão do presidente do Confea, Engenheiro Civil Joel Krüger, a Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências se expandiu em todo Brasil dando origem à Federação das Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e das Geociências. Em palestra durante o evento, a presidente da FAMEAG, Engenheira Civil Poliana Krüger, defendeu o caráter inclusivo das Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências e o empreendedorismo entres as profissionais em todo o país. "É isso que a gente vai abordar, as associações foram criadas para estimular as mulheres dentro do empreendedorismo e para fazer parte do nosso Sistema Confea/Crea e Mútua. Estamos de braços abertos para a união porquê juntas somos muito mais fortes", declarou Poliana.

Aqui em nosso estado, com a gestão do Engenheiro Civil Emanuel Maia Mota, a AMEAG-CE recebeu todo o apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará. "Minha grande missão era reposicionar o Crea-CE, mudar a reputação do Crea-CE perante a sociedade. E a gente conseguiu fazer isso. A gente fez uma pequena contabilidade e, esse ano, temos seis associações, entre Associação de Mulheres, Associação de profissionais no interior do estado e Associações voltadas a determinados segmentos da nossa profissão, sendo criadas. Isso me deixa cheio de orgulho de ter reposicionado o Sistema Confea/Crea e Mútua aqui no Ceará e ter incentivado a formação de novas lideranças", acrescentou Emanuel Maia Mota.

Além da Engenheira Civil Pauleane Farias Evangelista tomaram posse na diretoria da Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências do Ceará as engenheiras: Priscila Galiza - Vice-Presidente; Maria Helena de Araújo - Secretária Geral; Ana Beatriz Carvalho - Diretora Administrativo-financeiro; Tereza D'Ávila - Diretora de Política Profissional; Roselena Barreto - Diretora Social; Marina Lima - Diretora de Inovação e Tecnologia e Marina Paiva - Suplente.

A vice-presidente da AMEAG-CE, Engenheira Civil Priscila Galiza enfatizou a bandeira de luta das mulheres na Engenharia. "Estou muito feliz. Espero que a nossa Associação consiga alcançar a meta de ajudar as mulheres a se engajarem, ainda mais, no mercado de trabalho e nos fortalecer cada vez mais", pontuou. "É um sentimento ímpar porquê eu vejo que o Sistema está apoiando as mulheres a se fortalecer e ajudar umas as outras para que a gente possa ter sucesso em nossas profissões na Engenharia, Agronomia e Geociências e continuar trabalhando no mercado", disse a Diretora Social da AMEAG-CE, Engenheira Roselena Barreto. A Engenheira Civil Marina Paiva, que ocupa a suplência, compartilha da mesma visão. "Espero poder ajudar a cada mulher que precisa da nossa atenção e do nosso apoio. Espero que juntas, umas possam ajudar as outras sempre olhando para frente com alto astral", concluiu.

A Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências do Ceará está em fase de registro do seu estatuto e demais formalidades legais. Mas a Associação já iniciou a inscrição de suas associadas com abrangência em todo o estado. Incentivar o empreendedorismo e cultivar a prosperidade econômica, capacitando cada vez mais profissionais do sistema confea/crea são as principais características da AMEAG Ceará, uma Associação de mulheres determinadas a prosperar e levar prosperidade as demais profissionais do interior do estado. "A AMEAG Ceará nasce com a responsabilidade de trazer às suas associadas uma instituição de apoio, respeito e acolhimento, entendendo as particularidades e necessidades do dia a dia das mulheres", ressaltou a Engenheira Pauleane.