Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste se reúne em Fortaleza

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará recebeu em seu Plenário, nos dias 21 e 22 de setembro, os presidentes dos Creas da Região Nordeste. Foi a 4ª Reunião Ordinária do Fórum que reúne as lideranças nordestinas do Sistema Confea/Crea e Mútua. A reunião foi aberta pelo Coordenador e presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, e o presidente do Crea-CE, anfitrião do evento, engenheiro civil Emanuel Maia Mota. "Essas reuniões do Fórum dos Creas do Nordeste fazem parte da rotina, do dia a dia, dos presidentes e das suas assessorias e eu gosto de pontuar que essas reuniões regionais, geralmente, são superprodutivas. Quando a gente entrou no Crea-CE, na nossa primeira gestão, em 2018, essas reuniões não tinham esse perfil, elas tinham um perfil muito mais amarrado, mas ao longo desse tempo elas foram se transformando numa troca de experiências dos regionais para nivelar as ações", ressaltou Emanuel.

Os presidentes iniciaram as discussões com os informes sobre o andamento dos trabalhos dos regionais. Em seguida foram repassadas informações sobre a 2ª Edição da Pesquisa da Digitalização, no âmbito da Estratégia BIM do Confea. O terceiro item da pauta colocou em foco a Fiscalização Preventiva.

O Crea-PB trouxe para a reunião em Fortaleza quatro assuntos: "Fiscalização Integrada de Hotéis, Supermercados e Fronteiras"; "Concurso Público para Auditores do Ministério do Trabalho e Emprego"; "Ações do Outubro Rosa" e Acordos de Cooperação com Corpo de Bombeiros, TCE e Junta Comercial". A vice-presidente do Crea-PB, Carmem Eleonora Cavalcanti, ressaltou a troca de experiências durante a reunião. "Isso é muito salutar. O que um Crea faz e o outro faz gera uma construção do Sistema. Cada um vai deixando sua contribuição para melhorar o Sistema. Para nós do Nordeste, que somos vizinhos, isso é excepcional", pontuou Carmem.

No segundo dia de encontro, os presidentes dos Creas do Nordeste também focaram na discussão sobre a definição da data e local do novo encontro dos analistas técnicos. Os Creas estão aprofundando as discussões sobre a efetivação da implantação da Resolução 1.137/2023. Vários Creas enviaram ofícios relatando algumas dúvidas ao Grupo de Trabalho que está analisando a Resolução. O relatório final do GT deve ficar pronto no dia 7 de novembro de 2023. Para a Coordenadora de Análise Técnica do Crea-PE, Maristela Portela Ferreira, o assunto é fundamental para o bom andamento dos procedimentos adotado pelo Confea e todos os Creas. "A gente está com essa pendência em relação à 1.137 que é a Resolução que substitui a 1.025 e que trata da ART, CAT e institui a CAO. Como é um texto que traz dúvidas operacionais que demandaram várias reuniões e ofícios ao Confea e que a gente ainda não tem resposta, então urge a gente apressar as soluções para que a gente possa, de fato, operacionalizar o que o Confea determinou nesse último normativo", disse a Analista Técnica.

O Coordenador dos Creas Júniors da Região Nordeste, estudante de agronomia João Vítor do Nascimento, e a vice-coordenadora, Élika Nunes, falaram sobre as ações que o programa vem desenvolvendo nos estados com o apoio dos Creas do Nordeste. O Coordenador do Crea-Jr no Ceará, Samuel Gomes, fez uma analogia sobre os significados das palavras "ouvir" e "escutar" para defender que o Sistema escute as demandas do Crea-Jr. "Hoje eu peço que os Creas nos escute. O que nós estamos falando aqui é muito importante. Nós somos o futuro do Conselho. Somos os futuros profissionais. Estamos fomentando essa nova leva de profissionais, trabalhando para que eles tenham mais conhecimento sobre o Sistema, para que eles saibam o que é uma ART, uma CAT, facilitando esse processo para que eles ingressem no Sistema num futuro próximo", acrescentou Samuel. Os presidentes fizeram várias ponderações quanto ao foco do Crea-Jr e suas atividades juntos aos estudantes das engenharias dentro das universidades.

O Coordenador do Fórum destacou a importância dos assuntos que foram tratados em Fortaleza. "A avaliação é altamente positiva. Nós tivemos uma excelente reunião de trabalho, com temas importantes que foram colocados aqui. Esses temas foram discutidos e aprovados os próximos passos que daremos. Temas como a Resolução 1.137/2023 que vai estabelecer um novo formato do Sistema colocar as certidões para a empresa e isso é uma grande novidade para o Conselho Federal. E, além disso, discutimos ajustes de procedimentos e vimos as boas práticas de cada Crea para que um copie do outro. Isso foi sensacional", concluiu o engenheiro civil Jorge Silveira.