III Treinar registra troca de experiência e grande participação

“Percebi que uma grande interação marcou esse evento”, destacou, no final da manhã de ontem, o segundo-secretário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), o engenheiro eletricista Miguel Melo Lima, no encerramento do III Treinar, realizado nos dias 22, 23 e 24 na Praia das Fontes. Representando, na ocasião, a presidência do conselho, o segundo-secretário destacou que, mais uma vez, a autarquia reafirma seu compromisso com a capacitação de servidores e colaboradores. “Parabéns a todos os participantes e palestrantes”, ressaltou.

O sentimento de alegria e satisfação também esteve presente na fala da superintendente administrativa do Crea, Sandra Solon. “O III Treinar possibilitou uma grande troca de experiência. Só temos agradecer a todos aqueles que se permitiram estar aqui, que deixaram suas famílias e vieram para cá neste período”, disse a superintendente, observando que os servidores do interior do estado alcançaram uma média de 90% de participação.

COMPROMISSO

O superintendente técnico do Crea-CE, engenheiro civil Modesto Cavalcante, observou o elevado nível das palestras e debates entre os presentes. “Esse treinar foi bastante participativo”, reiterou. Também o presidente da Associação dos Servidores do Crea-CE (Ascrea), Almir Soares, comentou a relevância das discussões promovidas no evento e lembrou da importância da dedicação e compromisso de todos com as atividades desenvolvidas no conselho.

A programação da manhã de ontem contou com a exposição do subtenente do Corpo de Bombeiros, Enivaldo de Paula Silva, sobre a prevenção de acidentes. “Todos nós somos coautores da segurança no ambiente de trabalho, e não apenas as CIPAs e as Brigadas de Incêndio”, reiterou. Explicou que em prédios com dois pavimentos e a cada 750 metros quadrados, a legislação recomenda que seja formada uma brigada de incêndio para atuar internamente nas empresas e instituições.

Na mesma manhã, os servidores Thiago do Nascimento Marques e Sandra Cabral abordaram o tema “Segurança contra incêndio – Sensibilização na prevenção”. No dia 15 deste mês de setembro, foi certificada a Brigada de Incêndio do Crea-CE, sobretudo graças à iniciativa da Comissão Interna e Prevenção de Acidentes (CIPA) do conselho. “A certificação foi concedida pelo Corpo de Bombeiro conforme as normas da corporação”, informou Thiago Marques.

PALESTRAS E RECICLAGEM

O III Treinar contou com diversas palestras voltadas para capacitação e reciclagem. Foram elas: Indicadores da Coordenadoria de Fiscalização, proferida pelo engenheiro de produção Almir de Souza; “Fiscalização Inteligente – Métodos aplicados visando maior eficiência e eficácia da Fiscalização”, apresentada por Daniela Bastos; Procedimentos, elaboração e dúvidas sobre ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e Acervo Técnico, por Lindemberg Gomes e Arthur Lopes.

A programação envolveu, ainda, mesa redonda sobre Uniformização de Procedimentos de Fiscalização, com Daniela Bastos, Lindemberg Gomes e Wlauber Barbosa; palestra sobre Registro e Castro – processos e atualizações, com Ana Carolina, Rogério Pontes e Marly Parente; Dívida ativa e execução fiscal, proferida por Euclides Pinheiro e Soraya Lomonaco.

PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA

O evento contou, ainda, com o curso de Projeto Básico e Termo de Referência, ministrado pelo advogado e professor Arllington Campos Sousa, teve como finalidade capacitar os servidores do Crea-CE para elaborar estes documentos de modo a proporcionar maior celeridade, transparência, competitividade, economicidade aos processos licitatórios, com vistas à maximização dos recursos. O curso buscou, ainda, debater com os participantes os procedimentos referentes à aplicabilidade destes instrumentos no contexto das contratações públicas, definir perfis, responsabilidades e técnicas de compras e contratações com eficiência na autarquia.

Além da exposição teórica, o professor possibilitou aos participantes o estudo de casos e oficinas, com utilização de recursos visuais. Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais; Pós-graduado em Direito Público e Direito Empresarial, Arllington Campos Sousa é servidor Público Federal com larga experiência na área de Licitações e Contratos Administrativos, como consultor jurídico, presidente de Comissões Especiais e Permanentes de Licitação e membro de equipe de apoio ao pregão. É, ainda, autor do livro Licitações e Contratos Administrativos passo a passo para Municípios (Incluindo o Pregão) – Teoria e Prática, editora Líder, além de vários artigos em revistas especializadas.

Sobre o III Treinar, avaliou Neurimar Rodrigues, assistente administrativo na Inspetoria Regional do Vale do Rio Poty (IRVP), com sede Crateús: “É muito importante um encontro dessa natureza para os funcionários do Crea-CE. Além de promover integração entre os setores do conselho, auxilia na aquisição de novos conhecimentos, com aplicação valiosíssima em nossas atividades profissionais nas inspetorias e na sede da autarquia”.

Mozarly Almeida,
Assessora do Crea-CE